O ataque à cidade em 1596, pelo Conde Essex, danificou bastante as muralhas e na reconstrução destas foram adaptadas aos canhões, fazendo parte das novas defesas da cidade.
Este monumento está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Faro, na freguesia Faro (Sé e São Pedro).
(Distância: 18 m NW)
Foi construída no século XVIII em estilo barroco, no interior do arco árabe das muralhas, com o patrocínio da Rainha D. Mariana, de forma a acolher a imagem de Nossa Senhora do Repouso.
(Distância: 22 m NW)
É uma das portas de acesso as muralhas medievais. Datado dos séculos XII e XIII, remonta ao tempo da dinastia almoada.
(Distância: 99 m N)
Um edifício monumental que dá nas vistas, foi mandado construir por um abastado comerciante de faro, Manuel de Jesus Belmarço, em 1912, para sua habitação.
(Distância: 106 m W)
Depois de se tornar rei, e com a situação interna pacífica, depois da reconquista do sul e de Faro em 1249 incorporou o Algarve em Portugal.
(Distância: 111 m W)
Datado do século XVI, as obras da igreja e do convento foram terminadas pela Rainha D. Catarina. Sobre uma antiga judiaria, é um exemplo da arte renascentista no Algarve.
(Distância: 157 m W)
Edifício do séc. XIX, tendo a fachada alterada na década de 40, 50 do séc. XIX. Edifício de dois pisos com beirado e janelas de sacada na fachada do andar nobre.
(Distância: 179 m SE)
A sua construção iniciou-se no final do século XVII, sofrendo alterações de ampliação do século XVIII até às primeiras décadas do século XIX, época em que foi concluída a fachada.
(Distância: 182 m W)
Foi construído após a invasão das tropas inglesas do Conde Essex, sofrendo remodelações após o terramoto 1755. É um dos melhores exemplares de arquitectura chã do Algarve.
(Distância: 191 m W)
De origem medieval, corresponde à antiga Igreja Matriz de Santa Maria. Mandada construir em 1251 pelo Bispo de Braga, da primitiva construção apenas ficou o primeiro piso da torre.
(Distância: 221 m W)
Com ligação ao Paço Episcopal através de um passadiço, é uma construção dos finais do século XVIII e princípios do século XIX.