Como a Igreja de Giões, esta também foi edificada em devoção a Nossa Senhora da Conceição, tendo sido finalizada em 1554, em pleno período manuelino.
Da sua construção primitiva, os únicos elementos de destaque são os portais góticos, sendo o principal de um só colunelo. De uma raridade existente em Portugal, da qual só a Ermida de São Brás em Évora faz parte, são os contrafortes cilíndricos, indicando-nos uma mistura de arte entre o gótico-manuelino-mudéjar.
De planta retangular, formada por três naves e capela-mor, tem adossada a esta, à direita, a torre sineira. A fachada apresenta o portal de origem em verga de arco quebrado, encimado por uma janela retangular a iluminar o interior.
Uma verdadeira preciosidade que este templo era, veio contudo a ser vítima nos séculos seguintes à sua edificação de verdadeiras atrocidades das várias campanhas de obras a que foi sujeita, inclusivamente o desaparecimento de pinturas da qual só existe um pequeno pano.
Este ponto está situado na localidade Martim Longo, na freguesia Martim Longo.
(Distância: 8 km NE)
Situado no interior da povoação, este templo, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, foi fundada em 1565, substituindo como matriz a Igreja de São Domingos.
(Distância: 8 km NE)
A Ermida de São Domingos, que se encontra à entrada da povoação e isolada num pequeno outeiro, foi a Igreja Matriz de Giões.
(Distância: 11 km NE)
Este templo religioso situado no monte Clarines esteve ligado a uma lenda da aparição da Virgem sobre uma oliveira que teria poderes curativos.
(Distância: 12 km NW)
Esta igreja mostra vários estilos de construção e melhoramentos, tais como o maneirista, barroco e rococó.
(Distância: 13 km NW)
Este espaço museológico, dedicado à agricultura tradicional e à história da moagem, conta com um moinho que foi recuperado e o espaço à volta do moinho que foi também arranjado.
(Distância: 13 km W)
(Distância: 13 km W)
(Distância: 13 km W)
(Distância: 13 km W)
(Distância: 14 km NE)
A aldeia de Moinhos de Vento de Baixo, vista do lado sul.