Como podemos ver na foto do antigo Antigo Mercado, o Pelourinho está situado no centro desta pequena praça em frente do dito Mercado.
Poderá datar dos finais do século XVI, apresentando uma coluna cilíndrica em granito antecedida por um soco de quatro degraus. Termina em esfera e cone embolado, do século XVIII, estabelecendo a transição entre o maneirismo e o barroco.
Os elementos heráldicos aludem a D. Manuel. A esfera apresenta as armas reais, a Cruz de Cristo e as faixas da Família dos Magalhães, donatários da Vila.
Está classificado como Monumento Nacional.
Este ponto está situado na localidade Ponte da Barca, na freguesia Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães.
(Distância: 0 m S)
Considerado o ex-libris da vila, este Mercado Pombalino é uma obra singular de grande valor arquitetónico edificado em 1752.
(Distância: 16 m W)
É considerada como uma das mais notáveis obras construídas em Portugal medieval, da primeira metade do século XV, com fortes remodelações nos séculos XVIII e XIX.
(Distância: 56 m SE)
De construção apalaçada, este belo exemplar do século XVII é formado por dois pisos. No rés-do-chão recorta-se uma arcada de quatro arcos de volta inteira.
(Distância: 95 m SE)
Igreja de São João Baptista, Monumento Nacional, foi reformulada entre os anos de 1717 e 1738. Destaca-se a riqueza retabular e a decoração.
(Distância: 383 m SE)
Câmara Municipal de Ponte da Barca - Praça Dr. António Lacerda, 8, 4980-020 Ponte da Barca
(Distância: 414 m SE)
A capela, que se crê ter sido construída no século XVIII, apresenta uma planta longitudinal retangular. No interior destaca-se o púlpito e os frontais decorados com motivos fitomórficos.
(Distância: 649 m SE)
Datado dos finais do século XVII e princípios do século XVIII, neste pequeno templo destaca-se o frontal do altar com painéis de pinturas sobre a madeira.
(Distância: 3 km SW)
Também chamada de São Salvador de Bravães, a Igreja Matriz é o que resta do antigo Mosteiro Beneditino dos finais do século XII e princípios do século XIII.
(Distância: 3 km E)
A Igreja e a Torre é o que resta do Mosteiro ali existente, possuindo características românicas do século XII. A igreja pertencera ao Mosteiro da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho.
(Distância: 4 km N)
Igreja de São Paio, a Igreja Paroquial de Arcos de Valdevez, teve o seu início nos finais do século XVIII e acabou no decorrer do século XIX.