Segundo a história, foi aqui pela primeira vez representado o "Auto da Índia" de Gil Vicente, em 1509, servindo igualmente para diversas representações teatrais no século XIX.
Em 1640, para terminar o domínio espanhol, foi aqui que o Duque de Bragança, futuro rei D. João IV, se reuniu com os apoiantes para dar início à revolução que determinou a Restauração da Independência.
Este ponto está situado na localidade Almada, na freguesia Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
(Distância: 19 m NW)
Aqui era o Palácio da Cerca, o maior da arquitetura civil dos séculos XVII e XVIII de Almada, com influência barroca e romântica.
(Distância: 86 m SE)
A escavação do local arqueológico foi iniciado com a descoberta de objetos nas obras de construção de uma moradia na Rua Henriques Nogueira, na Almada Velha.
(Distância: 91 m SE)
Uma construção possivelmente do século XVIII, incluía uma prisão e um tribunal. Contém agora serviços da Câmara Municipal.
(Distância: 113 m SE)
A Igreja da Misericórdia foi construída em 1555 junto dos antigos Paços do Concelho e do antigo hospital que tinha sido edificado em 1480 pela Infanta D. Beatriz.
(Distância: 119 m S)
Este museu inclui exposições de instrumentos, partituras, fotografias, documentação e outros materiais dedicados à música, do espólio municipal.
(Distância: 119 m N)
O Elevador da Boca do Vento liga o caminho na marginal ao longo do Rio Tejo com a parte alta de Almada. Da cabine panorâmica avista-se uma excelente paisagem do Tejo e de Lisboa.
(Distância: 154 m NW)
Um jardim criado à beira-rio, um espaço muito agradável para passeio ou descanso, com o elevador da Boca do Vento que permite o acesso vindo do miradouro, e a Fonte da Pipa.
(Distância: 156 m E)
Igreja de São Tiago ou de Santiago, antiga Igreja Matriz de Almada, está situada no Largo 1º de Maio, junto da entrada para o castelo.
(Distância: 158 m E)
O Jardim do Castelo está situado junto do Castelo de Almada e com uma vista espetacular sobre o rio Tejo e a cidade de Lisboa.
(Distância: 177 m SW)
Foi construído em 1922 neste local o primeiro chafariz para abastecimento de água a Almada. Antes deste a distribuição era garantida pelos aguadeiros que a traziam da Fonte da Pipa.