O Convento foi usado como casa dos Templários e Tomar como sede da Ordem Templária.
A Ordem fundou-se com a defesa por esta dos Lugares Santos da Palestina, tomando a designação da Ordem do Templo, ou Templária, e estendendo-se a toda a Europa.
Dª. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, cedo percebeu a importância desta Ordem, concedendo-lhes um vasto território desde Coimbra até Leiria.
Entretanto, a progressão do território para sul, e depois da tomada de Santarém, conquistada por D. Afonso Henriques e com a ajuda da Ordem dos Templários, ambos fundaram a Tomar Medieval, dando início à edificação do castelo e seguindo-se o Convento de Cristo.
Assim, com a importância do Convento de Cristo na história de Portugal, este está classificado como Património Mundial.
Este ponto está situado na localidade Tomar, na freguesia Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais.
(Distância: 0 m S)
Em 1418, sob o Infante D. Henrique, Mestre da Ordem, foi construído o claustro entre a charola e a fortaleza templária.
(Distância: 98 m SE)
Jardim situado junto das muralhas do convento e do castelo, um espaço cuidado e agradável para se passar muito tempo em passeio, em jogos ou em descanso.
(Distância: 101 m E)
Das várias alterações verificadas no recinto fortificado, a maior parte delas realizaram-se no alargamento do Convento de Cristo.
(Distância: 297 m E)
Situado na ala oeste da Praça da República, este edifício foi edificado durante o reinado de D. Manuel I para receber os Paços Reais, sendo oferecido à então Câmara Municipal de Tomar.
(Distância: 302 m NE)
Situada a caminho do castelo, esta Ermida ou Capela de Nossa Senhora da Conceição começou a ser edificada em 1551, tendo sido concluída em 1573.
(Distância: 311 m NE)
Edifício do século XVI, em estilo renascentista e barroco, em que se destaca o torreão limitado por pilastras nos cunhais com capitéis jónicos. O edifício está abandonado e em estado de degradação, sendo estudada a sua utilização para residência de estudantes.
(Distância: 316 m E)
Tomar foi fundada por D. Gualdim Pais depois da Batalha de Ourique ser ganha por D. Afonso Henriques com a ajuda dos Templários.
(Distância: 316 m SE)
Pertencentes anteriormente à Ordem de Cristo, estes 37 hectares de floresta e jardins voltaram à posse do Estado em 1938. Contém diversas espécies de árvores e diversas construções que vale a pena visitar.
(Distância: 324 m W)
Uma das monumentais obras do género cuja finalidade foi abastecer de água o convento de Cristo em Tomar, tem o seu início no lugar de Pegões, o qual deu o nome ao aqueduto.
(Distância: 327 m SE)
Aqui funcionou o hospital de São Brás, no século XIV. Hoje é uma casa privada.