O aparecimento da estação deveu-se à extinção das ordens religiosas, ficando o mosteiro devoluto. Assim as obras começaram em 1902, continuando até hoje a estação.
Tem no seu interior fantásticos e maravilhosos azulejos com motivos históricos.
Este ponto está situado na localidade Sé, na freguesia Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
(Distância: 70 m N)
Situada mesmo ao lado da estação de São Bento, a Igreja dos Congregados inicialmente destinava-se à Confraria de Santo António de Lisboa.
(Distância: 95 m NW)
Este magnificente edifício do século XIX teve o seu início no convento de Loios, e acabou por ser vendido a um particular do qual saiu o nome "Cardosas"
(Distância: 178 m NE)
Este é um dos dois cafés mais emblemáticos da baixa do Porto. Apareceu na vida pública da cidade em 1903 pelas mãos do emigrante Brasileiro Adriano Soares Teles do Vale que abriu uma cadeia de cafés nas cidades de Lisboa, Braga e Coimbra.
(Distância: 215 m SE)
Templo edificado na segunda metade do século XVIII, em 1759, foi dedicado a Nossa Senhora do Terço de que, até então, a imagem era venerada num oratório próximo da atual igreja.
(Distância: 263 m S)
Esta é uma das duas capelas existentes de um conjunto de oratórios, pertencentes ao Convento dos Grilos, que introduziram nas ruas onde a procissão passava durante a Quaresma.
(Distância: 263 m N)
A proposta da construção desta avenida foi lançada em 1914, para dar um plano de renovação ao centro, ligando as praças da Liberdade e da Trindade. Foi aprovada pela câmara em 1915.
(Distância: 273 m S)
Muralha, Cerca Velha ou Muralha Românica, este pano de muralha envolve o morro da Sé e tem a sua origem como obra romana do século III, reconstruída no século XII.
(Distância: 276 m SE)
Este edifício foi edificado entre os séculos XVII e XVIII com a finalidade de habitação dos Condes de Azevedo. De estilo neoclássico, a fachada caracteriza-se pela sua sobriedade e imponência.
(Distância: 279 m W)
A igreja, enfermaria, secretaria e torre formam um conjunto fenomenal arquitetado por Nicolau Nasoni em 1732, ano em que se deu o início das obras.
(Distância: 284 m E)
O Real Teatro de São João, assim denominado, foi erguido em 1794, sendo o seu interior semelhante ao Teatro de São Carlos em Lisboa.