Foi construída para substituir a igreja do antigo hospital que na altura se chamava de Espírito Santo, que lhe era contígua e estava em muito mau estado.
Edificada entre 1681 e 1710, sob um estilo barroco, é constituída de uma só nave coberta em abóbada de berço, onde figuram as armas reais portugueses de D. João V e da comenda da Ordem de Cristo.
Possui coro alto sobre o portal principal, sustentado por duas colunas jónicas assentes em altos socos, cada uma delas com uma pia de água benta em mármore em forma de concha. Neste temos um pequeno cadeiral encimado por uma tela representando a "Última Ceia".
O coro está unido por uma mísula a outro espaço lateral onde se encontra o órgão de oito registos e um teclado.
A nave possui um púlpito de talha dourada e pintada sobre uma peanha de mármore rosa. Até à altura deste, as paredes da nave estão cobertas de azulejos combinando magnificamente a decoração azulejar e arquitetura do edifício.
Em frente existe um cadeiral dos mesários da Santa Casa da Misericórdia.
O altar-mor, ladeado por outros dois altares laterais, está embutido nos magníficos e maravilhosos mármores de cores rosa e cinza. Os altares do retábulo-mor são em talha dourada, pertencentes ao início do século XVIII.
Finalmente o exterior, com a fachada apresentando o rasgo do portal principal em verga reta encimado por aletas concheadas, com as armas reais. Esta está ladeada por duas janelas retangulares.
É finalizada por um óculo em tímpano, possuindo um sino no lado esquerdo.
Este ponto está situado na localidade Torres Vedras, na freguesia Santa Maria, São Pedro e Matacães.
(Distância: 111 m W)
A Igreja de Santiago é proveniente da época da Idade Média, sendo a atual resultante de uma reconstrução quinhentista, continuando posteriormente a sofrer obras de remodelação.
(Distância: 118 m S)
Este Obelisco foi erigido em 1954 em homenagem a todos os que morreram pela pátria pelas campanhas da Guerra Peninsular, em 1808-1814.
(Distância: 150 m N)
A Igreja de São Pedro foi edificada na segunda metade do séc. XVI no mesmo local do outro templo da Idade Média com a mesma invocação.
(Distância: 154 m N)
Este chafariz, situado na Praça do Município, foi edificado no ano de 1776 estando numa posição um tanto peculiar, numa frontaria de um andar com quatro janelas pequenas pombalinas, únicas do género que existiam na vila.
(Distância: 154 m S)
Dedicado a Nossa Senhora da Graça, o Convento dos Agostinhos foi fundado no século XVI no espaço onde anteriormente estava erguida a Ermida da Gafaria da cidade.
(Distância: 159 m N)
A primeira referência a este edifício surgiu em 1337. Entrou em fases de restauro em três momentos como nos de 1597, 1634 e 1776, sendo neste último ano o de viragem para o edifício moderno com que atualmente se apresenta.
(Distância: 201 m NE)
Este é o elemento fundamental para a existência do Aqueduto das Águas, tornou-se no ex-libris da cidade e, segundo os entendidos, é o mais monumental chafariz gótico nacional que chegou até agora.
(Distância: 201 m NE)
Situado mesmo em frente ao Chafariz dos Canos, este pequeno pano da muralha medieval ficou a descoberto quando se fazia as fundações para um prédio.
(Distância: 206 m E)
Câmara Municipal de Torres Vedras - Avenida 5 de outubro, 2560-270 Torres Vedras
(Distância: 247 m NW)
Está situada na zona histórica, muito perto do castelo, na esquina da antiga Rua dos Mercadores. Pertencia ao final do século XIII.