É o mais importante museu de arte destes séculos em Portugal.
O museu localiza-se no Palácio de Alvor-Pombal, um palácio dos finais do século XVII mandado construir por D. Francisco de Távora, primeiro conde de Alvor.
Foi alugado pelo Estado Português e depois adquirido para ali ser instalado o Museu Nacional de Bellas Artes e Arqueologia, inaugurado em 11 de Maio de 1884.
O palácio era vizinho do Convento de Santo Alberto, o mosteiro de freiras carmelitas descalças em Lisboa. Quando a última freira morre, em 1890, o estado toma posse do Convento que é depois derrubado e construído no seu lugar um anexo ao museu.
Este ponto está situado na localidade Estrela, na freguesia Estrela.
(Distância: 39 m N)
Este chafariz encontra-se situado num largo em frente do Palácio Alvor, ou Museu Nacional de Arte Antiga. Numa arquitetura barroca, foi criado em conjunto com a praça, em 1774, em mármore branco e rosa.
(Distância: 339 m W)
Este Convento foi fundado em 1719 por iniciativa de frei Ascenso Vaquero. Com a remodelação em 1753, foi construído um hospício.
(Distância: 382 m NE)
Esta igreja foi edificada em 1147 com modificações em 1696 e restauro em 1861 e 1876 que lhe alteraram o aspeto inicial.
(Distância: 461 m NE)
O Palácio do Marquês de Abrantes está num local onde existiu no século XII um convento da Ordem Militar de Santiago.
(Distância: 665 m E)
Um pequeno jardim triangular, atravessado a meio pela rua que liga o bairro de Santos à Avenida 24 de Julho, com um traçado ao estilo romântico oitocentista.
(Distância: 800 m NE)
Este Chafariz, cujo nome se deve à localização no Largo da Esperança, é uma construção barroca e rococó das mais monumentais de Lisboa.
(Distância: 879 m NW)
Numa área de 10 hectares, a Tapada das Necessidades é um espaço verde murado próximo do Palácio e do Miradouro das Necessidades.
(Distância: 888 m W)
O Palácio das Necessidades, que primeiro foi o Convento de São Filipe de Néri ou Convento de Nossa Senhora das Necessidades, foi iniciado no século XVIII, por voto de D. João V, no local onde existia uma ermida, em estilo barroco.
(Distância: 936 m W)
Também conhecido por Jardim Olavo Bilac, em homenagem ao escritor e um dos mais populares poetas brasileiros, situa-se junto do Palácio das Necessidades.
(Distância: 941 m N)
A Basílica da Estrela, ou Real Basílica e Convento do Santíssimo Coração de Jesus, um antigo convento de freiras carmelitas, apresenta características do estilo barroco final e do neoclássico.