Originalmente edificada ao mártir S. Sebastião (aqui situava-se a ermida de dimensões reduzidas datada de 1516 e denominada de Ermida de São Sebastião das Arieiras), é incerta a fundação deste templo.
Posicionada longitudinalmente, de uma planta retangular, é formada por uma nave e capela-mor.
A fachada é delimitada por cunhais de pilastras, rematada com um frontão triangular. É rasgada por um portal de verga reta, sobrepujado por uma janela em arco de volta perfeito com um gradeamento. O frontão está encimado por uma cruz.
À direita está adossada a esta a torre sineira quadrangular..
No seu interior a nave é coberta por uma abóbada de berço decorada com pinturas policromadas, de temas barrocos, envolvendo o medalhão central com a figura da Imaculada Conceição.
Possui quatro altares laterais setecentistas de talha dourada. As paredes estão revestidas a azulejos azuis e brancos do século XVIII, com episódios da vida da Virgem.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Peniche, na freguesia Peniche.
(Distância: 257 m E)
Foi edificada no século XV a Capela do Espírito Santo, e foi precisamente no lugar desta que, em 1589, se fundou a Igreja de São Pedro, que estaria concluída em 1593.
(Distância: 265 m SE)
O projeto de fortificação iniciou-se com D. João III na construção de uma fortaleza na península de Peniche, mas só na segunda metade do séc. XVI é que teve início, sob a responsabilidade de D. Luís de Ataíde, Conde de Atouguia.
(Distância: 303 m NE)
Edifício do século XVII, no centro histórico de Peniche, confina com o hospital e restantes dependências da Ordem da Misericórdia.
(Distância: 331 m E)
Câmara Municipal de Peniche - Largo do Município, 2520-239 Peniche
(Distância: 367 m NE)
Como na maior parte dos coretos em Portugal, deixaram de ser utilizados para o que surgiram e passaram para a simples decoração. Foi o caso deste, que está situado no jardim junto ao largo de Nossa Senhora da Conceição.
(Distância: 647 m W)
Esta ermida foi construída no século XVIII. Situa-se na zona sul da cidade, na encosta junto da praia sul.
(Distância: 992 m N)
A Fonte do Rosário aparece em Peniche no século XVI em que se assistiu a grandes melhoramentos no País, na captação e condução das águas às populações.
(Distância: 1 km N)
Desconhecendo-se a data da sua edificação, em 1505 a existência deste templo religioso já era certa pois foi no ano em que se instituiu a Irmandade de São Pero Gonçalves Telmo.
(Distância: 1 km N)
Sem qualquer informação sobre esta capela, os pormenores mais notados são a escadaria que antecede a entrada e a pequena sineira.
(Distância: 1 km NE)
As muralhas de Peniche foram construídas no século XVI para defenderem a cidade em conjunto com o Forte da Consolação e o Forte de São João Batista, nas Berlengas.