Durante a nossa visita à aldeia tivemos uma explicação pormenorizada de todo o funcionamento do lagar. É um mistério o modo como os construtores terão conseguido pôr ali aquele tronco de árvore enorme, elemento essencial para o esmagamento das uvas, sem quaisquer máquinas além da força humana.
O mais provável é terem cortado o tronco na forma e posição necessária e depois a casa construída à volta do tronco com todo o restante material.
Este ponto está situado na localidade Guadramil, na freguesia Aveleda e Rio de Onor.
(Distância: 33 m SW)
Tal como em todas as aldeias, também aqui existe um lavadouro com vários tanques, ponto obrigatório de encontro dos populares para assim porem as conversas em dia.
(Distância: 73 m E)
Como em todas as aldeias e vilas deste país, começando pelas mais antigas, também Guadramil tem a sua igreja, sendo esta construída num local elevado acima e à vista de toda a povoação. Chega-se lá por ruas estreitas e a subida assim ao calor ainda custa mais.
(Distância: 95 m NW)
Outro dos pontos a visitar obrigatoriamente nesta aldeia é a sua antiga azenha, ou moinho de água, que durante muitos anos produziu a farinha necessária ao sustento dos habitantes.
(Distância: 5 km NW)
Junto do rio Onor, que atravessa as duas localidades vizinhas, ergue-se esta igreja matriz num aspeto semelhante ao habitual nas igrejas antigas desta zona de Portugal.
(Distância: 5 km NW)
De um lado Rio de Onor, do outro lado Rihonor de Castilla. Duas pequenas aldeias separadas por uma fronteira internacional onde desde sempre existiu convívio entre os dois países.
(Distância: 7 km S)
Esta capela situa-se junto da estrada N308 à saída de Deilão para norte, em direção a Rio de Onor.
(Distância: 7 km S)
Igreja Matriz de Deilão ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, está situada à beira da estrada N308, que atravessa a localidade.
(Distância: 8 km S)
Esta capela está situada num desvio da estrada que liga Vila Meã à sede da freguesia, Deilão.
(Distância: 10 km SW)
Esta capela, situada à beira do rio, é denominada de Capela de São Sebastião, ou Capela do Santo Padre, conforme um painel de azulejos por cima da porta principal.
(Distância: 10 km SW)
Estas fotos mostram o rio que atravessa a aldeia de Varge.