A Igreja matriz de Santa Maria de Arrifana foi construída no século XVII. Nela podemos apreciar um magnífico retábulo de talha dourada do início do século XVIII e que constitui uma verdadeira obra de arte, digna de ser contemplada.
Quando em 13 de Janeiro de 1898 el-Rei D. Carlos assinou o decreto régio que elevou Santo André de Poiares à categoria de concelho, já muitos anos antes esta era uma zona de passagem, onde se cruzavam várias estradas romanas. Aqui era o ponto de encontro dos que seguiam para Braga ou Coimbra, Lisboa ou Roma.
Este ponto de encontro residia numa Albergaria que existia nesta localidade. Desta antiquíssima albergaria existe ainda uma pedra com inscrições, que foi colocada no ano de 1817 a encabeçar a porta da sacristia da Igreja de Santa Maria de Arrifana e onde atualmente pode ser vista e admirada.
Este ponto está situado na localidade Arrifana, na freguesia Arrifana.
Esta igreja situa-se ao centro da área geográfica da freguesia de Arrifana, junto da estrada N2.
(Distância: 18 m NW)
(Distância: 169 m NE)
(Distância: 184 m NE)
A freguesia de Arrifana cresceu em população até aos 2200 habitantes em 1960. Iniciou então a decréscimo até chegar aos 1440 em 2011, acompanhando a desertificação do interior do país.
(Distância: 223 m NE)
(Distância: 235 m W)
(Distância: 365 m N)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)