×
Pontos de Interesse no Concelho de Penela
Igreja de São Sebastião (Cumeeira)
Esta igreja é provavelmente original do século XV, mostrando elementos renascentistas. É composta por nave e capela-mor com uma capela adossada à direita da entrada e a torre sineira à esquerda.
Igreja de São Sebastião (Espinhal)
Igreja do século XVI constituída por três naves e capela-mor e ainda duas capelas colaterais. As naves são separadas por arcadas sobre colunas jónicas e a capela-mor é decorada com retábulos em talha dourada de estilo barroco.
Igreja Matriz da Venda dos Moinhos (Venda dos Moinhos)
Igreja situada num cruzamento de estradas no centro de Venda dos Moinhos, destaca-se a fachada aberta pela porta em arco completo ladeada por duas pequenas janelas em arco abatido e encimada por uma janela idêntica, mas de maior dimensão, todas as aberturas em moldura.
Igreja Matriz de Favaçal (Favaçal)
Igreja Matriz de Favaçal composta por nave e capela-mor em planta longitudinal, torre sineira adossada à esquerda terminada em coruchéu piramidal com sistema sonoro e ladeado por pináculos piramidais nos cunhais.
Igreja Matriz de Grocinas (Grocinas)
Igreja no meio da localidade, composta por nave e capela-mor. A fachada é aberta pela porta em arco abatido e de friso decorado, sobreposta de uma janela em arco perfeito, com sistema sonoro no vértice.
Igreja Matriz de Podentes (Podentes)
A Igreja Matriz de Podentes é composta de nave e capela-mor com anexos, remodelada no século XIX. É ladeada pela torre sineira adossada à esquerda, em dois registos com as ventanas sineiras no segundo, terminada em coruchéu piramidal e um varandim em todo o perímetro.
Igreja Matriz de Santa Eufémia (Penela)
A Igreja de Santa Eufémia, Matriz de Penela, é do século XIII ou antes, visto haver uma referência documental de 1254.
Igreja Matriz de Taliscas (Taliscas)
Igreja de planta longitudinal de nave e capela-mor, na fachada destaca-se a torre sineira à direita com sistema de amplificação sonoro além dos sinos, terminada em coruchéu piramidal e pináculos piramidais nos cunhais.