×
Pontos de Interesse no Concelho de Penacova
Capela de Nossa Senhora do Cabo (Friúmes)
Uma capela situada nos limites da localidade de Friúmes, a fachada é aberta pela porta ladeada por duas janelas, todas retangulares, e encimada por um óculo circular.
Capela de Santo Amaro (Casal de Santo Amaro)
Uma capela num recinto murado no centro da povoação, em que se destaca a grande torre sineira.
Capela de Santo António (Coiço)
Uma capela no limite oeste da localidade, destaca-se a fachada aberta pela porta ladeada por duas janelas e encimada por um óculo circular, com a torre sineira no lado direito a meio da capela.
Capela de Santo António (Penacova)
Uma capela com a entrada antecedida por um alpendre assente sobre oito colunas e a sineira ao lado esquerdo da fachada.
Capela em Carvalho Velho (Carvalho)
Uma capela no centro do largo da localidade, destaca-se o óculo circular que sobrepõe a entrada principal ladeada por duas pequenas janelas quadradas e a sineira à direita.
Coreto de Friúmes (Friúmes)
Um coreto situado junto da Capela da Nossa Senhora do Cabo, destinado a espetáculos musicais ou outros por altura das festas da Senhora do Cabo.
Igreja Matriz de Figueira do Lorvão (Figueira de Lorvão)
Esta Igreja pertenceu ao convento de Lorvão. Com o adro antecedido por uma grande escadaria paralela à estrada, salienta-se na igreja a fachada dividida em dois registos por um friso com a porta no primeiro e duas janelas ogivais no segundo.
Igreja Matriz de Friúmes (Friúmes)
Dedicada a São Mateus, é uma igreja reedificada em 1779 no mesmo local onde estava um templo anterior. Durante as invasões francesas, no século XIX, esta igreja foi incendiada mas recuperada pouco tempo depois.
Junta de Freguesia de Carvalho (Carvalho)
A povoação foi iniciada no século XI, recebeu foral de D. Manuel I em 1514 sendo assim vila e sede de concelho até ao imício do século XIX.
Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão (Figueira de Lorvão)
No início com o nome de São João Batista, foi devido aos frades de Lorvão que mudou para o nome atual, pertencendo a maior parte do território ao Mosteiro de Lorvão.