Uma bica verte água para um espaço aberto, onde os utilizadores podem colocar as suas vasilhas.
Sendo antigamente uma fonte muito importante para a localidade, com a água canalizada nas casas perdeu grande parte da sua importância mas continua na mesma a ser muito utilizada por quem passa no local.
Em frente da fonte ergue-se o pelourinho com fuste prismático e terminado num bloco retangular e uma pirâmide de base quadrada, encimada por uma esfera. O fuste assenta sobre dois degraus quadrados.
O pelourinho, recuperado recentemente, tem a origem provável de 1514, ano da atribuição do foral por D. Manuel I.
O pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Carvalho, na freguesia Carvalho.
(Distância: 15 m SW)
A povoação foi iniciada no século XI, recebeu foral de D. Manuel I em 1514 sendo assim vila e sede de concelho até ao imício do século XIX.
(Distância: 904 m S)
Uma capela no centro do largo da localidade, destaca-se o óculo circular que sobrepõe a entrada principal ladeada por duas pequenas janelas quadradas e a sineira à direita.
(Distância: 3 km NE)
Capela situada em Alcordal, a sul da povoação e fora dos seus limites, na fachada principal tem apenas a porta, a sineira sobre o extremo direito do telhado e pequenas janelas laterais.
(Distância: 3 km NW)
(Distância: 4 km N)
(Distância: 4 km N)
Uma capela em Vale da Linhaça que está integrada no recinto de festas da localidade, num local com uma excelente paisagem. Este recinto ou Parque de Festas foi inaugurado em 7 de setembro de 2013 servindo como espaço de apoio à capela e à romaria.
(Distância: 4 km N)
Estes lavadouros representam um sinal dos tempos antigos antes de haver água canalizada em casa e em que a roupa era lavada assim em lavadouros públicos. Ali se juntavam habitualmente as mulheres para lavarem a roupa e porem a conversa em dia.
(Distância: 4 km NE)
(Distância: 4 km E)
Igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a torre sineira tem na base um pequeno alpendre que dá acesso à porta principal e é termina nas ventanas dos sinos e um coruchéu bolboso.
(Distância: 4 km N)
Uma capela com a parede exterior redonda no lado direito e a torre sineira à esquerda, sendo a fachada aberta pela porta principal e uma rosácea em estrela de 8 pontas no topo.