O nome deve-se a estar situada próxima da localidade de Aguieira, Travanca do Mondego.
A construção da barragem foi iniciada em 1973, com a finalidade de produção de eletricidade, além da rega dos campos vizinhos, fornecimento de água aos concelhos próximos e ainda o controle das cheias no rio Mondego. Permite ainda a realização de desportos náuticos, pesca, banhos e natação.
Com 89 metros de altura em relação ao rio e um coroamento de 400 metros, atinge um volume total de 365 milhões de metros cúbicos. A descarga de água é efetuada a 2080 metros cúbicos por segundo e outro no fundo a 180 metros cúbicos por segundo.
Este ponto está situado na localidade Aguieira, na freguesia Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego.
(Distância: 240 m W)
A Barragem da Aguieira, ou Barragem da Foz do Dão, é uma barragem no rio Mondego que se situa entre os concelhos de Mortágua e Penacova.
(Distância: 800 m NE)
Uma marina fluvial com condições para passeios turísticos ou atividades desportivas, numa excelente paisagem, e ainda uma escola de vela e de mergulho e outras.
(Distância: 824 m W)
Capela na localidade de Aguieira, destaca-se a porta frontal retangular ladeada por uma janela e a fachada terminada com a habitual cruz. Tem ainda à esquerda a pequena sineira.
(Distância: 2 km W)
Representação da União de Freguesias
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km NE)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 4 km N)
Em Freixo
(Distância: 4 km NW)
A entrada é antecedida por um alpendre coberto por telhado e apoiado em colunas, aberta pela porta principal e duas pequenas janelas retangulares e com a grande sineira sobre o lado esquerdo.