Pelourinho de Avô
Pelourinho de Avô
A antiguidade e a localização da aldeia de Avô permitiu que esta cedo fosse estabelecida como couto, antes da nacionalidade, mantendo-se assim com os mesmos privilégios até 1885.

O Concelho

Pelourinho de Avô

A importância da localidade de Avô era tal que assim se manteve entre doações e forais, com a primeira doação a ser feita por D. Afonso Henriques à sua filha bastarda D. Urraca, seguindo-se uma segunda doação ao Bispo de Coimbra, D. Tibúrcio, por D. Sancho II. O primeiro foral foi atribuído por D. Sancho I em 1187, e o segundo foral no reinado de D. Manuel, em 1514.

Em 1885 Avô veio a perder o estatuto de concelho para Oliveira do Hospital

A autonomia foi perdida, contudo Avô manteve o testemunho da sua autonomia que se identificava através do pelourinho que se manteve até hoje no largo, junto das instituições máximas de Avô.

Descrição

Pelourinho de Avô

Ergue-se sobre um soco de três degraus quadrangulares, o conjunto da base, coluna, capitel e remate, tudo em granito.

Seguindo-se aos degraus, tem a base da coluna em paralelepípedo, e daqui inicia-se a coluna por um troço quadrangular em ângulos chanfrados, fazendo a ligação a um anel de meia cana e molduras convexas intercalares  por uma moldura côncava.

O capitel oitavado assenta sobre o último terço da coluna, com faces côncavas e decoradas com rosetas, rematando com uma moldura oitavada. No remate deste está o pináculo cónico e alongado, decorado com duas fiadas horizontais e duas molduras anelares, finalizando com quatro bolas.

Classificação

Está considerado como Imóvel de Interesse Público

Veja Também

Localização

Este ponto está situado na localidade Avô, na freguesia Avô.

Coordenadas GPS: N 40 17.575' W 007 54.324'  (40.29292, -7.90540)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Antigos Paços do Concelho

Antigos Paços do Concelho - Visitar Portugal

(Distância: 42 m NW)
Situado no único largo da parte baixa da aldeia de Avô, este pequeno edifício construído todo em pedra é de edificação em data desconhecida. Aqui funcionou o tribunal onde agora está a Junta de Freguesia e outros serviços.

Castelo de Avô

Castelo de Avô - Visitar Portugal

(Distância: 76 m NE)
Pertencendo Avô a uma zona de rede defensiva a sul do rio Alva, há referências do castelo a partir do século XII, sendo a edificação ligada com a atividade mineira da região. O castelo foi transformado no tempo de D. Dinis, mantendo-se até ao século XIX em que perdeu importância.

Capela de São Miguel

Capela de São Miguel - Visitar Portugal

(Distância: 107 m E)
A ermida ou capela de São Miguel encontra-se situada junto do lado exterior da entrada do castelo. Sem certeza quanto à sua data, pode corresponder ao final da época medieval. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.

Praia Fluvial

Praia Fluvial - Visitar Portugal

(Distância: 228 m N)
A aldeia de Avô é atravessada pelo Rio Alva, nascido na Serra da Estrela e afluente do Mondego, que aqui se divide em duas partes, formando uma ilha denominada de Picoto.

Igreja Matriz de Avô

Igreja Matriz de Avô - Visitar Portugal

(Distância: 248 m NE)
Vindo provavelmente substituir outro templo mais antigo, por se encontrar arruinado, a Igreja Matriz de Avô é uma construção do século XVIII. Mostra uma placa que refere o ano de 1789, possivelmente a conclusão da construção.

Vista de Avô

Vista de Avô - Visitar Portugal

(Distância: 964 m NW)
Varandas de Avô, local com uma vista privilegiada sobre Avô e o rio Alva.

Ponte Romana de Pomares

Ponte Romana de Pomares - Visitar Portugal

(Distância: 3 km S)
Ponte de 3 arcos, de origem romana na Ribeira de Pomares. Separa o Povo dos Bairros do Tinte e Portelinha.

Junta de Freguesia de Vila Cova de Alva

Junta de Freguesia de Vila Cova de Alva - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Situado num edifício face à estrada que atravessa Vila Cova de Alva, este poder máximo da aldeia está centrado numa zona historicamente confirmada e geograficamente chamativa.

Fonte Pública

Fonte Pública - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Esta fonte está edificada em espaldar com um muro, toda ela coberta com azulejos de variados motivos de uma só saída de água que cai para um tanque retangular.

Convento de Santo António

Convento de Santo António - Visitar Portugal

(Distância: 3 km W)
Edifício setecentista a pertencer à primeira metade do século XVIII, ano em que finalizou o claustro, pertenceu à Ordem dos Franciscanos (Capuchos).

gif