Ruas que remontam à época anterior aos romanos, e a fazer parte desta história a lenda que tem como base o atual nome da aldeia.
O nome de aldeia neste caso é atribuído com outro significado, contrariando por isso o vocabulário português.
A aldeia como nome da localidade chegou assim ao tempo da Reconquista Cristã, em que dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do Monte Colcurinho. As dez mulheres ter-se-ão percebido da importância deste tesouro, e de seguida fizeram um pacto entre elas na distribuição do tesouro, passando de geração em geração e mantendo-se assim por desvendar o segredo, até agora.
Lenda ou não, uma coisa é certa, quem passa por aquela localidade refere-se à Aldeia das Dez. E assim estas três ruas são a demonstração de uma reestrutura, da interessante e pequena aldeia, mostrando ao visitante que para além de uma lenda está uma história.
Este ponto está situado na localidade Aldeia das Dez, na freguesia Aldeia das Dez.
(Distância: 6 m SW)
Numa aldeia pequena como a Aldeia das Dez e, à semelhança das outras aldeias, o largo principal é espaço mais importante desta aldeia.
(Distância: 44 m E)
Este templo religioso do século XVIII, dedicado a Santa Maria Madalena, é agora a capela mortuária. Mostra sobre o frontão, que é ladeado por pináculos, um nicho também ladeado por pináculos.
(Distância: 70 m W)
Este edifício é composto por dois corpos edificados em épocas diferentes, o primeiro do século XVIII com o brasão dos Pereiras, o segundo iniciado no século XIX por Francisco Xavier Borges Pereira Ferraz e nunca terminado.
(Distância: 76 m S)
A Igreja Matriz, dedicada a São Bartolomeu, veio substituir, no século XVIII, um templo antigo que já era pequeno. Destaca-se a torre sineira rematada por uma cobertura bolbosa e atrás desta uma capela lateral e a sacristia.
(Distância: 1 km N)
A estrada municipal 508 vai levar o visitante a uma situação interessante, em que o cruzamento se encontra precisamente no centro da ponte com três entradas.
(Distância: 1 km N)
Este Parque de Campismo, na localidade de Ponte das Três Entradas, está situado ao longo do Rio Alva, em plena Serra da Estrela. É um excelente local para descanso em plena natureza com espaço para tendas e equipado com bungalows.
(Distância: 2 km SE)
Este espaço religioso situa-se no conhecido Monte Colcurinho, nomeadamente no Vale da Macieira, a pertencer à freguesia de Aldeia das Dez.
(Distância: 2 km SE)
Situado próximo do Santuário da Nossa Senhora das Preces, esta ermida ou capela isolada não tem quaisquer informações cronológicas ou históricas, sabendo-se apenas que é dedicado à mártir Santa Eufémia.
(Distância: 3 km W)
Vindo provavelmente substituir outro templo mais antigo, por se encontrar arruinado, a Igreja Matriz de Avô é uma construção do século XVIII. Mostra uma placa que refere o ano de 1789, possivelmente a conclusão da construção.
(Distância: 3 km W)
A ermida ou capela de São Miguel encontra-se situada junto do lado exterior da entrada do castelo. Sem certeza quanto à sua data, pode corresponder ao final da época medieval. Está classificada como Imóvel de Interesse Público.