A edificação da Igreja da Misericórdia começou pouco depois de ter consentimento régio do Rei D. Filipe I, decorria o ano de 1583, com as obras a arrastarem-se por alguns anos. A fachada acabaria em 1588, a sacristia iniciava a sua construção em 1595 e no ano seguinte começava a execução do retábulo-mor que terminaria em 1600.
Efetivamente, com os atrasos, a igreja edificou-se nos últimos anos do século XVI, no entanto, nos finais do século XVII, este templo sofreu obras de melhoramentos.
Apresentando um modelo maneirista, de linhas sóbrias e de gosto depurado, tem na sua fachada o seu maior destaque com o seu portal principal em arco de volta perfeita com a sua estrutura retabular.
Com duas arquivoltas, de cabeças aladas, cartelas, mascarões e motivos vegetalistas, é ladeado por duas colunas coríntias de fuste canelado e entablamento. Está encimada por um janelão retangular, ladeado por aletas e encimada por uma Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia em relevo.
No lado esquerdo foi adossada a torre sineira de planta retangular com um portal de verga reta, coroada por um coruchéu ladeado por pináculos.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Tentúgal, na freguesia Tentúgal.
(Distância: 16 m N)
A Casa do Despacho, assim chamada a um dos edifícios pertencente à Misericórdia, situa-se ao lado da igreja desta mesmo Instituição.
(Distância: 50 m S)
A Capela de Nossa Senhora das Dores foi edificada no século XVIII. Situada à entrada de Tentúgal, este templo de planta retangular é formado de nave única.
(Distância: 129 m N)
Torre edificada no século XV, segundo alguns autores esta torre terá pertencido à torre de menagem de uma fortificação, mas o mais provável é que esta tenha sido edificada sobre uma anterior.
(Distância: 217 m N)
A sua edificação foi possivelmente em 1560 ou 1565 quando D. Francisco de Melo, Senhor da Vila, mandou erguer o convento feminino de Carmelitas Descalças.
(Distância: 341 m W)
A Igreja de Nossa Senhora da Assunção já existia em 1288, uma vez que foi doada ao Mosteiro de Ceiça por ordem de D. Dinis, designada por Santa Maria de Mourão.
(Distância: 392 m S)
Tentúgal, uma vila com pouco mais de 2200 habitantes, tem como referência documental mais antiga 980. No ano de 1034 o poder caiu para os cristãos por Gonçalo Trastamires.
(Distância: 2 km E)
Edifício do século XII, pertencente as Religiosas da Terceira Regra de São Francisco de Assis, localizava-se no baixo Mondego mas, devido das frequentes enchentes, foi transferido para o local atual.
(Distância: 2 km E)
Situada no lugar de Sandelgas, ao lado do Mosteiro com o mesmo nome, a capela em honra a Santo António.
(Distância: 4 km NE)
Situado mesmo em frente da entrada para o Palácio de São Marcos, integrava-se no antigo conjunto conventual, edificado em 1783.
(Distância: 4 km NE)
Atualmente designado como Palácio de São Marcos, este edifício foi edificado no século XV como Mosteiro de São Marcos, pertencente à Ordem e Congregação de São Jerónimo.