A situação da aldeia de Talasnal permite ao visitante poder escolher para ser a última como a primeira a ser visitada. Tal como Candal, aqui também pode levar o carro às portas da aldeia. Antecede-lhe um largo para o estacionamento e de seguida para um outro largo que lhe permite o início da visita à aldeia.
Nas costas deste largo surge-nos a única fonte da aldeia e, se precisar, restabeleça-se de água, dando-lhe depois a escolher qual o caminho a seguir. Como é uma aldeia em declive, poderá, se assim o preferir, subir primeiro porque permite-lhe depois uma saída mais fácil.
Se resolveu subir primeiro, passados poucos metros vai encontrar uma bifucação, mas não vá pelo caminho mais fácil. Siga o mais difícil e vá pelas escadas fortelecendo os seus músculos e contribuíndo para um corpo saudável. Mas para isso não se esqueça da garrafa de água, pois a subida é íngreme e grande, mas não se admire pois acabou de entrar na rua principal.
Por entre casario e com um verdadeiro lote de escadas, a satisfação vai ser compensada para quando lá chegar pois poderá ter uma visão parcial e aqui começa a delinear uma imagem que terá da aldeia.
Chegado lá cima, agora não se preocupe pois será mais fácil e seguindo um lema em que "a descer todos os santos ajudam", com o cuidado para não cair, pois se isso acontecer vai chega ainda mais depressa cá a baixo. De qualquer maneira, não se preocupe muito em chegar cá a baixo, pois vai ver-se confrontado com alguns verdadeiros labiríntos, num corropio de subir e descer escadas numa percentagem muito maior que os planos.
Contudo nem vai dar por isso, porque a satisfação vai ser tanta que nem se vai importar ao ver tanta beleza do casario que na sua maioria são para alojamentos, a fazer quase desaparecer as ruelas estreitas e levando concerteza o visitantes a algum ponto. Não se esqueça que nestes labirínto de ruelas, quelhas e becos encontrará espaços para fazer uma pausa e consumir qualquer coisa, alimentando o corpo para poder continuar na sua exploração.
No seu verdadeiro entusiasmo de quem está a gostar de fazer este verdadeiro cross, não se esqueça, se ainda não passou pela lojinha da "Ti Joana", de passar por lá e comprar uma ou umas recordações para aquelas pessoas amigas que ficaram em casa, ou até mesmo para si, para poder comprovar que esteve na Aldeia de Xisto do Talasnal.
Se no final da visita o estimado visitante achar que, por qualquer razão, deve passar a noite ou noites, o alojamento não lhe falta mas a Casa da Ti Rosário poderá ser a melhor escolha, pois tudo indica que esta casa é das mais seguras ou a mais segura, com a indicação de uma fechadura dupla.
Este ponto está situado na localidade Talasnal, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 832 m SW)
Segundo a descrição e seguindo o pensamento de uma capela servir três aldeias serranas, esta aldeia do Chiqueiro foi a eleita das três para edificar a sua.
(Distância: 857 m W)
Esta aldeia é simplesmente atravessada por uma escadaria em xisto em que, a meio, se situa uma pequena fonte, e que vai desembocar a uma eira.
(Distância: 1 km NW)
Estas duas fontes situam-se próximo do castelo e da piscina fluvial, no caminho para a capela da Senhora da Piedade.
(Distância: 1 km NW)
É esta pequena Capela da Nossa Senhora da Piedade que dá o nome ao lugar, no topo do monte, com acesso por uma escadaria de xisto.
(Distância: 1 km NW)
Esta capela está situada na escadaria de subida até à Capela da Senhora da Piedade e a seguir à Capela de São João.
(Distância: 1 km NW)
A Capela do São João, edificada entre os séculos XIII e XIV, é a maior e a mais antiga do local.
(Distância: 1 km NW)
Da época medieval, faz parte do período românico este exemplar que une as vias atravessando o Rio Arouce. É neste espaço que se encontra a praia fluvial.
(Distância: 1 km NW)
Em dias de verdadeiramente quentes este é o melhor lugar para se passar uma tarde ou até mesmo umas férias e desfrutar não só da beleza natural como do edificado.
(Distância: 1 km NW)
Situado numa linha fronteiriça, o Castelo de Arouce, assim igualmente conhecido, remonta a um tempo anterior à Nacionalidade.
(Distância: 1 km NW)
Sem qualquer referência histórica ou cronológica, a capela do Senhor dos Aflitos tem como indicação o Castelo da Lousã, pois situa-se mesmo em frente a este.