Aqui está o seu homenageado e o representante da vila de Lousã. A maioria das localidades tem o seu herói, e a Lousã vê-se na personagem do Dr. Alcino Simões Lopes.
Nasceu no ano de 1894 e veio a falecer no ano de 1980, com oitenta e seis anos. Sempre esteve ao lado da sua vila, exceto nos anos em que foi estudar medicina para Coimbra.
Regressado à Lousã, dedicou-se inteiramente à medicina, ao ponto de ser intitulado de médico dos pobres. Em 1918 ainda não tinha terminado o seu curso e já tinha contribuído no combate da pneumónica no Concelho da Lousã.
Assim se faz uma imagem de um homem que, para os Lousanenses, ficará na memória e vai perdurar com a sua estátua de bronze, que se mostra em frente aos Paços do Concelho.
Este ponto está situado na localidade Lousã, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 16 m SE)
Situado no centro da vila, este edifício foi iniciado na primeira metade do século XX e terminado em 1934, seguindo uma caraterística de arquitetura ao gosto do século XVIII.
(Distância: 51 m SE)
Este pelourinho, apesar da simplicidade, foi alvo de muitas atribulações que contribuiram para que este atualmente seja apenas uma reconstrução feita na década de 1940.
(Distância: 103 m S)
Sendo um monumento de construção relativamente moderna, compreendido entre os finais do séc. XIX e início do XX, veio substituir uma antiga, pequena e estreita igreja quase em ruínas.
(Distância: 122 m S)
Uma casa no perímetro histórico da Lousã, com uma das esquinas orientada para o lado da Igreja Matriz, uma casa brasonada a servir de residência, igualmente como as Casas de Baixo e de Cima, do século XVIII.
(Distância: 164 m SE)
Tal como a casa que se encosta a este edifício, é do século XVIII, uma casa solarenga urbana que foi edificada para servir de residência dos Condes de Arouce.
(Distância: 176 m NW)
Um edifício habitacional urbano do século XVIII que revela uma cariz regional de grande interesse, resultado de uma época construtiva local que se verificou nesta centúria.
(Distância: 189 m S)
Situada no centro histórico da Lousã, na Rua Nova, a Casa de Baixo integra-se no âmbito das residências nobres da malha urbana da localidade, sendo da segunda metade do século XVIII, com um cariz verdadeiramente barroco.
(Distância: 196 m S)
Situada no centro histórico da Lousã, a poucos metros do Palácio de Salazares, ergue-se o templo religioso da Misericórdia desde 1568, segundo a inscrição gravada no portal.
(Distância: 219 m E)
Como atualmente qualquer localidade tem o seu jardim, a Lousã não foge à regra com o seu jardim, batizado com o nome de Alameda Carlos Reis.
(Distância: 224 m S)
O verdadeiro ex-libris da vila da Lousã, que se encontra situado na rua da Viscondessa do Espinhal, no centro histórico da vila. Verdadeiro símbolo do desenvolvimento que a vila teve durante a centúria setecentista