De uma construção muito recente, a igreja dedicada a Santa Luzia não mostra qualquer sinal especial arquitetónico antigo, exceptuando um conjunto de elementos que aproveitaram e colocaram neste templo religioso.
Uma verdadeira maravilha o conjunto de quatro ou cinco pilastras, todas em pedra em forma de rosca. Efectivamente quem passar por esta localidade, vale a pena passar pela igreja para melhor observar ao vivo estas maravilhas. Estes pináculos foram o que restou de uma capela que aqui existiu há duzentos anos, tendo sido substituída por este edifício religioso, e aproveitando este conjunto.
Este ponto está situado na localidade Gândaras, na freguesia Gândaras.
(Distância: 671 m E)
Segundo a tradição, esta capela, dedicada a Nossa Senhora das Necessidades, pertencia a uma família que emigrou para o Brasil, doando-a então à Paróquia da Lousã.
(Distância: 2 km SE)
Com o mesmo nome da Casa do Fundo da Vila, também é conhecido como fontanário Dr. Pires de Carvalho. Foi edificada nos anos trinta do séc. XX.
(Distância: 2 km SE)
Um edifício habitacional urbano do século XVIII que revela uma cariz regional de grande interesse, resultado de uma época construtiva local que se verificou nesta centúria.
(Distância: 2 km SE)
Nasceu no ano de 1894 e veio a falecer no ano de 1980, com oitenta e seis anos. Sempre esteve ao lado da sua vila, exceto nos anos em que foi estudar medicina para Coimbra.
(Distância: 2 km SE)
Situado no centro da vila, este edifício foi iniciado na primeira metade do século XX e terminado em 1934, seguindo uma caraterística de arquitetura ao gosto do século XVIII.
(Distância: 2 km SE)
Este pelourinho, apesar da simplicidade, foi alvo de muitas atribulações que contribuiram para que este atualmente seja apenas uma reconstrução feita na década de 1940.
(Distância: 2 km SE)
Sendo um monumento de construção relativamente moderna, compreendido entre os finais do séc. XIX e início do XX, veio substituir uma antiga, pequena e estreita igreja quase em ruínas.
(Distância: 2 km SE)
Uma casa no perímetro histórico da Lousã, com uma das esquinas orientada para o lado da Igreja Matriz, uma casa brasonada a servir de residência, igualmente como as Casas de Baixo e de Cima, do século XVIII.
(Distância: 2 km SE)
Situada no centro histórico da Lousã, a poucos metros do Palácio de Salazares, ergue-se o templo religioso da Misericórdia desde 1568, segundo a inscrição gravada no portal.
(Distância: 2 km SE)
Tal como a casa que se encosta a este edifício, é do século XVIII, uma casa solarenga urbana que foi edificada para servir de residência dos Condes de Arouce.