No enlaço das curvas e contra curvas pela qual a zona está condenada, a aldeia de Catarredor igualmente está condenada ao destino e ao tempo, perdendo-se por completo com a natureza.
Completamente esquecida, somente é lembrada com uma indicação na estrada que une todas estas aldeias como são as de xisto, gozando um pouco com a fama destas. É verdade que existe uma clareira que nos permite tirar uma foto, para os que vão mais atentos, está contudo quase em ruínas, para quem tenta a visita à aldeia percebendo o estado degradado à entrada.
É certo que há gente a viver neste espaço, inclusivamente estrangeiros, pelo que nos é dado a conhecer, precisamente quando chegamos à entrada e observarmos carros de matrícula estrangeira. De facto, nem pela fama com que as aldeias de xisto são conhecidas, esta consegue erguer-se no sentido da sua recuperação.
Este ponto está situado na localidade Catarredor, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 1 km NE)
É aqui neste pequeno Largo de Encontro que pode confraternizar por uns minutos, horas ou até um dia. Estão aqui reunidas as condições para que tenha uns momentos bem passados.
(Distância: 2 km NE)
Este largo é o ponto de partida para uma boa e verdadeira aventura atlética que para alguns é uma maneira de manter o físico, para outros um verdadeiro martírio.
(Distância: 2 km NE)
Situado no topo, este miradouro conforta todo aquele que teve a coragem de subir uns quantos degraus, que pareciam nunca mais terminar.
(Distância: 2 km NE)
Se seguiram o percurso certo, vão encontrar esta fonte que se situa precisamente a meio deste e da aldeia. É o seu prémio pelo esforço feito de chegar até aqui.
(Distância: 2 km NW)
Segundo a descrição e seguindo o pensamento de uma capela servir três aldeias serranas, esta aldeia do Chiqueiro foi a eleita das três para edificar a sua.
(Distância: 2 km N)
Descrição de um pequeno passeio que pode dar pela aldeia de Talasnal, subindo e descendo ruas e escadarias.
(Distância: 2 km NW)
Esta aldeia é simplesmente atravessada por uma escadaria em xisto em que, a meio, se situa uma pequena fonte, e que vai desembocar a uma eira.
(Distância: 3 km NE)
A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
(Distância: 3 km NW)
Estas duas fontes situam-se próximo do castelo e da piscina fluvial, no caminho para a capela da Senhora da Piedade.
(Distância: 3 km NW)
É esta pequena Capela da Nossa Senhora da Piedade que dá o nome ao lugar, no topo do monte, com acesso por uma escadaria de xisto.