Uma vez recuperado do fôlego da subida, e recorrendo ao antigo provérbio português que "tudo o que sobe, desce", é o que simplesmente todo o visitante tem a fazer. Nada melhor que ir ao encontro de um local onde se podem à primeira vista reunir locais e viajantes.
Uma vez mais seguindo o caminho certo, leva-nos a este que pode considerar-se o verdadeiro ponto de encontro. Aqui estão reunidos três ou quatro elementos comuns a estes grupos de pessoas, como é o caso do lavadouro, o forno comunitário, a fonte e, finalmente, a piscina.
É aqui neste pequeno largo de encontro que pode confraternizar por uns minutos, horas ou até um dia, se fizer deste último a intenção de lá passar. Efetivamente estão reunidas as condições para que tenha uns momentos bem passados.
Para começar, e depois de uma visita à aldeia, pode refrescar-se nas águas puras e límpidas da piscina ali existente, sem problemas alguns quanto à estrutura. Tem uma certa altura para que possa dar um mergulho, mas não nadar.
Na possibilidade de ter ficado com fome pode, se tiver uma carne ou peixe, grelhar no forno comunitário, aproveitando o local para ali o saborear, uma vez que este oferece uma mesa com dois bancos.
No acompanhamento da comida, se preferir uma bebida saudável e sem químicos, tem em frente uma pequena fonte que fornece água pura e fresca.
Para saborear a magnífica refeição idealizada por si pode ao mesmo tempo deitar conversa e tirar ideias com as poucas ou quase nenhumas senhoras locais, se na ocasião ali estiverem e que estejam a lavar as suas roupas.
Contudo não pode tomar café, pois ali não existe, mas se está num ambiente puro e fresco não precisa deste elemento com cafeína.
Este ponto está situado na localidade Candal, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 55 m NE)
Este largo é o ponto de partida para uma boa e verdadeira aventura atlética que para alguns é uma maneira de manter o físico, para outros um verdadeiro martírio.
(Distância: 151 m NE)
Se seguiram o percurso certo, vão encontrar esta fonte que se situa precisamente a meio deste e da aldeia. É o seu prémio pelo esforço feito de chegar até aqui.
(Distância: 162 m NE)
Situado no topo, este miradouro conforta todo aquele que teve a coragem de subir uns quantos degraus, que pareciam nunca mais terminar.
(Distância: 1 km SW)
Catarredor, uma das duas aldeias consideradas como serranas, encontra-se no caminho das outras de xisto, com a diferença da construção em pedra.
(Distância: 2 km NE)
A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NW)
Descrição de um pequeno passeio que pode dar pela aldeia de Talasnal, subindo e descendo ruas e escadarias.
(Distância: 3 km W)
Segundo a descrição e seguindo o pensamento de uma capela servir três aldeias serranas, esta aldeia do Chiqueiro foi a eleita das três para edificar a sua.
(Distância: 3 km SE)
Dedicada a Nossa Senhora da Nazaré, é uma construção do século XVIII, com reparações diversas ao longo dos tempos. A entrada é antecedida por uma escadaria, havendo também uma grande escadaria para acesso ao átrio da igreja.
(Distância: 3 km SE)
Uma casa recuperada, nas instalações da Junta de Freguesia, onde nasceu D. Manuel Agostinho Barreto, Bispo do Funchal, que é agora um museu com a história do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral.