É aqui o início de umas quantas ruas estreitas transformadas em degraus, que nos encaminham até ao topo.
É como o ditado diz que "Quem corre por gosto não cansa", e de facto para aqueles que não estiverem tão bem preparados e com um maravilhoso dia de calor, são dois bons motivos para que a visita saiba melhor.
É o encanto do conjunto das casas e ruas todas em xisto que nos fazem transcender para uma época mais difícil e com outras condições em que os naturais viviam.
Este ponto está situado na localidade Candal, na freguesia Lousã e Vilarinho.
(Distância: 55 m SW)
É aqui neste pequeno Largo de Encontro que pode confraternizar por uns minutos, horas ou até um dia. Estão aqui reunidas as condições para que tenha uns momentos bem passados.
(Distância: 97 m NE)
Se seguiram o percurso certo, vão encontrar esta fonte que se situa precisamente a meio deste e da aldeia. É o seu prémio pelo esforço feito de chegar até aqui.
(Distância: 108 m NE)
Situado no topo, este miradouro conforta todo aquele que teve a coragem de subir uns quantos degraus, que pareciam nunca mais terminar.
(Distância: 2 km SW)
Catarredor, uma das duas aldeias consideradas como serranas, encontra-se no caminho das outras de xisto, com a diferença da construção em pedra.
(Distância: 2 km NE)
A cerca de duzentos metros da entrada da aldeia encontramos este pequeno templo religioso dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NW)
Descrição de um pequeno passeio que pode dar pela aldeia de Talasnal, subindo e descendo ruas e escadarias.
(Distância: 3 km W)
Segundo a descrição e seguindo o pensamento de uma capela servir três aldeias serranas, esta aldeia do Chiqueiro foi a eleita das três para edificar a sua.
(Distância: 3 km SE)
Dedicada a Nossa Senhora da Nazaré, é uma construção do século XVIII, com reparações diversas ao longo dos tempos. A entrada é antecedida por uma escadaria, havendo também uma grande escadaria para acesso ao átrio da igreja.
(Distância: 3 km SE)
Uma casa recuperada, nas instalações da Junta de Freguesia, onde nasceu D. Manuel Agostinho Barreto, Bispo do Funchal, que é agora um museu com a história do Rancho Folclórico Neveiros do Coentral.