×
Pontos de Interesse no Concelho de Góis
Capela de São Pedro (Soito)
Atualmente a situar-se no centro da aldeia, teve o seu início no cimo desta, que entretanto se expandiu pela encosta, o que a tornou na situação atual.
Capela de São Sebastião (Góis)
A capela com uma planta hexagonal centralizada, tem na fachada principal o portal em verga reta ladeado por pilastras duplas e encimado por uma cartela com volutas.
Capela do Castelo (Góis)
Com uma resenha histórica quase inexistente no património da vila, tudo indica que começou por ser uma ermida de seu nome Nossa Senhora da Assunção.
Cisterna do Pombal (Góis)
Na parte histórica de Góis, no largo principal da vila, encontra-se um elemento fundamental de fornecimento de água à comunidade. De nome Pombal, esta Cisterna é do século XVI.
Edifício dos Paços do Concelho (Góis)
Conhecido como Casa da Quinta, a qual dá o nome à rua que a ladeia em sentido ao Largo Principal, este edifício é mais um belo exemplar de residência senhorial.
Fontanário do Pombal (Góis)
Junto da cisterna e ambos os elementos a funcionar no mesmo sentido de fornecimento de água à população, é conhecida, com a cisterna, como Pombal.
Fonte da Igreja Matriz (Vila Nova do Ceira)
No exterior do muro que envolve a Igreja Matriz está uma fonte com a indicação da data de 1941 no espaldar da mesma.
Igreja da Misericórdia de Góis (Góis)
Já quase no declinar do século XVI, nomeadamente em 1598, a Igreja da Misericórdia foi fundada com a contribuição do povo, entretanto com muitas alterações.
Igreja Matriz de Cadafaz (Cadafaz)
A Igreja de Nossa Senhora de Cadafaz, assim conhecida, está datada dos finais do séc. XVI e inícios do XVII, nomeadamente entre os anos de 1585 e 1606.
Igreja Matriz de Góis (Góis)
Com a denominação de Santa Maria Maior, este templo religioso, edificado em 1415, encontra-se no ponto mais alto do extremo sul da vila.