Citando Luís Vaz de Camões, com o soneto da "Maria vai à Fonte", ninguém imaginava que nos tempos de hoje este soneto ainda fizesse sentido. É verdade, e pode-se confirmar na Vila de Tavarede, as Marias da terra ainda vão à fonte.
Esta fonte é o ex-libris ou a menina dos olhos de Tavarede, a qual tem fama de possuir a melhor água potável do concelho da Figueira.
Foi edificada em 1876 e, desde esse ano, nunca parou de jorrar água potável, tendo sofrido diversas alterações. Situa-se num plano mais abaixo da estrada, com o acesso a fazer-se por uma rampa de escadarias e finalizando com a fonte.
As partes laterais são acompanhadas por flores e verduras, sendo por azulejos na metade do percurso. Estes homenageiam pessoas da terra.
Este ponto está situado na localidade Tavarede, na freguesia Tavarede.
(Distância: 42 m NW)
O edifício mais emblemático da Vila de Tavarede foi edificado no século XVI, tendo sido transformado ao longo dos tempos.
(Distância: 2 km SW)
O Rei D. João III, um frade António de Buarcos e um homem influente na região e Senhor de Tavarede, António Fernando de Quadros, foram os impulsionadores da edificação do Convento de Santo António em 1527.
(Distância: 2 km SW)
Este exemplar da arquitetura civil, símbolo da autonomia municipal e judicial, é do séc. XVI pela renovação dos forais por D. Manuel I.
(Distância: 2 km SW)
Esta Igreja de São Julião, a Matriz da Figueira da Foz, é mais antiga que a nacionalidade, sendo a sua edificação do ano de 1096.
(Distância: 2 km S)
Foi edificada nos finais do século XIX para reunir no seu edifício todas as repartições da Câmara, Museu Municipal, Tribunal, cartório.
(Distância: 2 km SW)
Situado na Avenida da República, estando o cais à sua frente, é um edifício do século XVII que veio substituir a antiga alfândega.
(Distância: 2 km SW)
Fotos das praias da Figueira da Foz, praia da Claridade, Avenida do Brasil e Buarcos
(Distância: 2 km SW)
Um monumental edifício situado na marginal da Figueira da Foz, que começou a ser edificado em 1690 e teve a sua finalização em 1704.
(Distância: 2 km SW)
Foto do Jardim Municipal do início do séc. XX.
(Distância: 2 km SW)
Pertencente ao final do século XIX, o mercado municipal surgiu com a revolução do aumento populacional da Figueira, correspondendo de igual modo às necessidades portuárias, comerciais e industriais.