A Junta de Freguesia, que divide o edifício com os correios, corresponde a uma população pequena com um nome nascido entre uma história e uma lenda.
Lenda ou história, esta povoação de três mil habitantes já estava referenciada em 1194 aquando do seu foral outorgado pelo Prior do Mosteiro de Santa Cruz. Recebeu dois emblemáticos edifícios que ajudaram no seu desenvolvimento.
Está situada entre duas cidades que se evidenciam, uma com a sua faculdade, que é Coimbra, e a outra com a sua grande praia, como é a Figueira da Foz.
Este ponto está situado na localidade Maiorca, na freguesia Maiorca.
(Distância: 15 m SE)
A Igreja Matriz de Maiorca tem como seu padroeiro São Salvador, sendo a atual estrutura do século XVII.
(Distância: 120 m SW)
Possivelmente do fim do século XIX, este edifício foi residência de António Branco ao tornar-se Juíz de Fora e impulsionador da Maçonaria.
(Distância: 163 m SW)
Também conhecido como Paço dos Viscondes de Maiorca, é um edifício dos finais do séc. XVII e início do séc. XVIII.
(Distância: 5 km NW)
Situado nas Serras da Boa Viagem e da Brenha, faz parte de um conjunto de vinte congéneres dos quais este é o único em estado aceitável.
(Distância: 5 km S)
(Distância: 5 km S)
(Distância: 6 km E)
Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.
(Distância: 6 km E)
Situada na Praça da República, ao lado dos Paços do Concelho, este edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia e atualmente alberga um Lar de Idosos.
(Distância: 6 km E)
Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.
(Distância: 6 km E)
Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555, nove anos depois da instituição.