A sua fundação é desconhecida porém existem alguns elementos decorativos quinhentistas no interior deste que terão subsistido ao primitivo templo. Contudo, a atual estrutura pertence ao século XVII.
Com a sua simplicidade, apresenta uma nave e capela-mor retangulares com duas capelas laterais e, anexada a esta, à esquerda, apresenta a torre sineira.
A fachada apresenta um rasgo do portal central em arco abatido encimado por uma janela, com as molduras de ambos em gosto barroco. É rematado por um frontão triangular com dois pináculos laterais.
Este ponto está situado na localidade Maiorca, na freguesia Maiorca.
(Distância: 15 m NW)
Maiorca, uma povoação de três mil habitantes, já estava referenciada em 1194 no foral outorgado pelo Prior do Mosteiro de Santa Cruz.
(Distância: 123 m SW)
Possivelmente do fim do século XIX, este edifício foi residência de António Branco ao tornar-se Juíz de Fora e impulsionador da Maçonaria.
(Distância: 161 m SW)
Também conhecido como Paço dos Viscondes de Maiorca, é um edifício dos finais do séc. XVII e início do séc. XVIII.
(Distância: 5 km NW)
Situado nas Serras da Boa Viagem e da Brenha, faz parte de um conjunto de vinte congéneres dos quais este é o único em estado aceitável.
(Distância: 5 km S)
(Distância: 5 km S)
(Distância: 6 km E)
Está datado do século XV, mas a sua história remonta a muitos séculos, ao ponto da arqueologia ainda não ter conseguido as suas verdadeiras origens.
(Distância: 6 km E)
Situada na Praça da República, ao lado dos Paços do Concelho, este edifício pertencente à Santa Casa da Misericórdia e atualmente alberga um Lar de Idosos.
(Distância: 6 km E)
Situado na Praça da República, este edifício ocupa um dos seus lados. Não há indicação sobre a sua construção, sabendo-se apenas que está compreendida entre 1889 e 1892.
(Distância: 6 km E)
Cedo a instituição da Misericórdia foi implantada em Montemor e, uma vez confirmada por D. João III, logo a igreja foi edificada com a sua finalização em 1555, nove anos depois da instituição.