Por esta razão, este edifício entrou no novo planeamento da cidade a fim de se proceder ao assoreamento da barra imaginado por Francisco Maria Pereira da Silva, do qual o mercado tem o nome.
A construção teve o seu início em 1889, com a finalização em 1892. Da concessão deste teve direito Guilherme de Mesquita, seguindo-lhe a Companhia Progresso Figueirense.
Finalmente passou a competência para a Câmara Municipal, resolvendo em 1999 efetuar obras de remodelação com o objetivo de atualizar o espaço, mantendo-se assim até hoje e não desprezando as caraterísticas originais.
De planta retangular, apresenta três fachadas com a principal a confinar com o jardim Infante D. Henrique, e dois pisos. Nesta área, as janelas do piso superior são de sacada com gradaria trabalhada e que se harmoniza com a bandeira da entrada.
Este ponto está situado na localidade Figueira da Foz, na freguesia Buarcos e São Julião.
(Distância: 83 m E)
Foto do Jardim Municipal do início do séc. XX.
(Distância: 181 m E)
Um monumental edifício situado na marginal da Figueira da Foz, que começou a ser edificado em 1690 e teve a sua finalização em 1704.
(Distância: 182 m SW)
Uma terra de mar e de praias, nada melhor que a cidade possua uma marina.
(Distância: 255 m NE)
Esta Igreja de São Julião, a Matriz da Figueira da Foz, é mais antiga que a nacionalidade, sendo a sua edificação do ano de 1096.
(Distância: 326 m E)
Este exemplar da arquitetura civil, símbolo da autonomia municipal e judicial, é do séc. XVI pela renovação dos forais por D. Manuel I.
(Distância: 384 m E)
Situado na Avenida da República, estando o cais à sua frente, é um edifício do século XVII que veio substituir a antiga alfândega.
(Distância: 390 m W)
Devido à posição da Figueira e para proteção da barra do Rio Mondego, foi requerido ao Rei D. Filipe I a construção de uma fortaleza.
(Distância: 583 m E)
Foi edificada nos finais do século XIX para reunir no seu edifício todas as repartições da Câmara, Museu Municipal, Tribunal, cartório.
(Distância: 649 m NE)
O Rei D. João III, um frade António de Buarcos e um homem influente na região e Senhor de Tavarede, António Fernando de Quadros, foram os impulsionadores da edificação do Convento de Santo António em 1527.
(Distância: 1 km NW)
Fotos das praias da Figueira da Foz, praia da Claridade, Avenida do Brasil e Buarcos