A Aldeia dos Estevais situa-se na margem esquerda do rio Zêzere.
Seguindo na estrada que liga Vila de Rei a Ferreira do Zêzere, passamos por esta aldeia que, ao contrário de muitas outras, teima em não morrer e tem lutado pela sua continuidade, graças à fixação dos naturais e também de outros que ali adquiriram habitações para passarem os fins-de-semana ou férias.
Esta Aldeia, como muitas outras do Concelho de Vila de Rei, foi fustigada pelos violentos fogos que descaracterizaram toda a paisagem, eliminando a mancha verde de pinhal.
A recuperação é lenta, mas começa já a desabrochar uma nova mancha verde, que devolve a paisagem perdida.
Sou um natural desta aldeia e muito cedo à semelhança de muitos outros rumei até Lisboa. Cada um de nós à procura de melhores condições de vida, emprego, melhor acesso a estudos para nós e essencialmente para os nossos filhos, sem no entanto perdermos a ligação à terra onde nascemos.
Registo com muito agrado uma tradição que teima em manter-se, que é o cantar das Janeiras. Tive o privilégio de recentemente e em jeito de brincadeira, ter feito uma incursão num grupo de cantadores.
Esta Aldeia não tem tem edificios históricos, mas tem a força da sua gente e a sua hospitalidade. Experimente conversar um pouco com um dos seus habitantes e arrisca-se a ser convidado a visitar a sua adega para provar o vinho.
É um hábito dos seus habitantes, principalmente aos domingos, conviverem entre si, visitando as adegas de cada um.
Para quem está de passagem, poderá fazer uma pausa no Café Raposo ou na Toca do Coelho que também serve refeições.
A nossa Aldeia pode ser a mais pequenita de todas, pode ser a mais pobre, a menos romântica, mas será sempre a nossa Aldeia, aquela que nos viu nascer e é ali que estão as nossas raizes e as nossas memórias de infância.
Este ponto está situado na localidade Estevais, na freguesia Vila de Rei.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 3 km E)
Esta capela, dedicada à Senhora da Saúde, é uma capela situada a pouco mais de 200 metros a nordeste da povoação de Lavadouro, num local elevado e com uma bela vista sobre a povoação e as montanhas em redor.
(Distância: 3 km SW)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição, situada na zona norte da localidade, numa encruzilhada entre duas ruas, mostra na fachada apenas a porta e uma sineira no vértice da empena terminada com uma cruz.
(Distância: 3 km E)
A antiga Igreja Matriz de Vila de Rei, ou Igreja de Santa Maria, é uma igreja provavelmente do século XIII ou XIV. Foi vandalizada em 1807 pelas tropas de Napoleão Bonaparte, durante as Invasões Francesas, entre outros casos.
(Distância: 3 km E)
Um museu aberto onde foi a Casa do Patronato, ali ocorrem exposições temporárias além da exposição permanente que mostra como era uma casa agrícola nos séculos XIX e XX.
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
(Distância: 3 km E)
Fonte e lavadouro comunitário. Situado abaixo do nível da estrada, sendo um sinal da antiguidade ainda mantém a sua função e a sua utilização como ponto de encontro para lavagem de roupa, em sentido verdadeiro e em sentido figurado.
(Distância: 3 km E)
Um local onde se encontra de tudo para comprar, produtos alimentares e não só, produtos regionais de todas as espécies.