Na fachada frontal salienta-se a porta principal no registo inferior ladeada por duas janelas, e três janelas no piso superior iguais às primeiras, sendo as laterais falsas, todas as aberturas em arco perfeito.
A torre sineira à esquerda contém uma pequena janela retangular no primeiro registo e a sineira no segundo, em arco perfeito, tendo por baixo o relógio e terminando em coruchéu piramidal.
A igreja está dividida em três naves, com a nave central mais alta do que as laterais, separadas por cinco arcos de volta perfeita sobre colunas toscanas.
A capela-mor é separada da nave por um arco triunfal de volta perfeita encimado por um nicho com a imagem de Cristo Crucificado e ladeada por altares em talha dourada dedicados à Virgem Maria e ao Sagrado Coração de Jesus. As paredes são revestidas de painéis de azulejos representando cenas da vida de São Sebastião. O retábulo do altar-mor é feito em talha dourada.
Mostra ainda os altares laterais dedicados a Nossa Senhora das Dores e a Santa Ana e ainda uma capela à esquerda dedicada ao Santíssimo Sacramento.
A nave termina com o coro-alto em madeira.
A igreja está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1960.
Este ponto está situado na localidade Cernache do Bonjardim, na freguesia Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais.
(Distância: 281 m E)
Atual sede da União das Freguesias de Cernache de Bonjardim, Nesperal e Palhais, após a restruturação de 2013, terá sido ali o nascimento de D. Nuno Álvares Pereira.
(Distância: 531 m NE)
Mandado construir pelo pai do artista, entrou em degradação e foi recuperado pela Câmara Municipal da Sertã e transformado num espaço cultural.
(Distância: 3 km NE)
A freguesia de Castelo estava incluída, até ao século XVI, na freguesia de Nossa Senhora do Amparo. O nome deve-se ao mito da existência em tempos de um castelo.
(Distância: 4 km E)
Uma freguesia que contava em 1880 tantos habitantes como na atualidade (957 em 2011), tendo no entanto chegado aos 1500 habitantes em 1950.
(Distância: 5 km NW)
(Distância: 6 km SE)
Esta capela foi construída pela necessidade de um local de culto da aldeia de Valongo, dada a distância que era preciso percorrer até à sede da freguesia. Assim, foi adaptada uma anterior construção para este efeito, na qual foi modificada a fachada.
(Distância: 7 km N)
(Distância: 7 km NW)
(Distância: 7 km NW)
(Distância: 7 km NE)
Carvalhal é o nome da freguesia e não da localidade, que não existe. A Junta de Freguesia está situada no largo da Igreja Matriz, do cemitério e do Pelourinho.