Este, até ser destruído nos finais do século XIX, erguia-se perto de duas instituições que na altura simbolizavam autonomia administrativa e judicial, a câmara e a prisão.
Está construído em granito sobre um soco hexagonal de cinco degraus, de onde sai a base prismática da qual se levanta o fuste liso da coluna.
No topo sobressai o volumoso bloco com motivos manuelinos como o escudo nacional, duas mãos, dois pés, duas maçãs, e coroado por quatro braços, culminando com a cabeça de serpente com argola na boca, suportando a base tronco-cónica ostentando a esfera armilar pétrea que terminaria na característica cruz de Cristo.
A partir de 1933, este foi classificado como Imóvel Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Vinhais, na freguesia Vinhais.
(Distância: 47 m E)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição está situada no interior da muralha, estando incorporada numa das torres.
(Distância: 71 m W)
Sendo o seu Orago Nossa Senhora da Assunção, está situada intra muralhas. Está referenciada na porta lateral como 1723, que se acredita ter sido a data da edificação.
(Distância: 82 m N)
Nos finais do século XIII a cerca da vila foi finalizada, fazendo parte dela cinco torres, duas das quais flanqueando os portões, e a Torre de Menagem.
(Distância: 131 m NW)
O Largo Arrabalde é o principal de Vinhais, com a estrada nacional extra muros, o ponto de encontro dos locais e dos visitantes.
(Distância: 135 m NW)
Situado no largo principal do Arrabalde, é formada por um tanque retangular e o espaldar pertencentes ao século XVIII. Apresenta um escudo Real com cinco escudetes postos em cruz.
(Distância: 140 m W)
Segundo o painel descritivo e algumas outras descrições, o Convento de Santa Clara foi edificado no espaço onde se encontram os prédios da fotografia.
(Distância: 205 m W)
Este edifício está situado na via principal que atravessa a vila, foi edificado nos finais do século XIX tendo sido construído nos terrenos do Convento de Santa Clara.
(Distância: 239 m NW)
Situada numa perpendicular à via principal, este solar do estilo barroco teve no início como donos a Família Morais e Sarmento e Campilho.
(Distância: 394 m W)
Na entrada de Vinhais, o Palácio dos Condes com o mesmo nome, uma construção do século XVIII, está situado junto à via que atravessa a vila.
(Distância: 451 m S)
O Templo de São Facundo é uma fundação possivelmente do pré-românico, mas o templo que sobreviveu até aos nossos dias é do século XIII.