É sem dúvida o ponto de encontro dos locais, e também o reencontro com os imigrantes, isto se passado nos meses de Verão, que foi o que aconteceu. E se quiser continuar a viagem,... pois tem-na aí mesmo ao lado.
Este ponto está situado na localidade Vinhais, na freguesia Vinhais.
(Distância: 9 m SW)
Situado no largo principal do Arrabalde, é formada por um tanque retangular e o espaldar pertencentes ao século XVIII. Apresenta um escudo Real com cinco escudetes postos em cruz.
(Distância: 47 m SW)
Segundo o painel descritivo e algumas outras descrições, o Convento de Santa Clara foi edificado no espaço onde se encontram os prédios da fotografia.
(Distância: 69 m SE)
Sendo o seu Orago Nossa Senhora da Assunção, está situada intra muralhas. Está referenciada na porta lateral como 1723, que se acredita ter sido a data da edificação.
(Distância: 80 m E)
Nos finais do século XIII a cerca da vila foi finalizada, fazendo parte dela cinco torres, duas das quais flanqueando os portões, e a Torre de Menagem.
(Distância: 108 m SW)
Este edifício está situado na via principal que atravessa a vila, foi edificado nos finais do século XIX tendo sido construído nos terrenos do Convento de Santa Clara.
(Distância: 114 m W)
Situada numa perpendicular à via principal, este solar do estilo barroco teve no início como donos a Família Morais e Sarmento e Campilho.
(Distância: 131 m SE)
Com a sua importância geográfica, e já sendo vila com D. Sancho II, Vinhais obteve duas cartas de foral, de D. Afonso III e depois de D. Manuel I, e foi com este Rei que também se ergueu o Pelourinho.
(Distância: 170 m SE)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição está situada no interior da muralha, estando incorporada numa das torres.
(Distância: 332 m SW)
Na entrada de Vinhais, o Palácio dos Condes com o mesmo nome, uma construção do século XVIII, está situado junto à via que atravessa a vila.
(Distância: 537 m S)
O Templo de São Facundo é uma fundação possivelmente do pré-românico, mas o templo que sobreviveu até aos nossos dias é do século XIII.