Entretanto em 1836 o Concelho foi extinto, declinando para Vinhais, e por conseguinte com um acto pouco usual o pelourinho foi destruído, em data incerta. Assim esteve Paçó até meados do século XX, quando se descobriu um fragmento no Museu de Bragança.
O pelourinho está assente em cinco degraus quadrangulares, saindo daqui a coluna lisa. Sobre esta apoia-se o fuste monolítico, mas trabalhado em duas secções distintas, sendo o primeiro troço quadrado e o segundo octogonal.
O capitel é liso, com faces de perfil côncavo, antecedido por astrágalo e encimado por ábaco, sendo todas as peças oitavadas. No ábaco assenta o remate, formado por um bloco irregular, com o formato de pinha, coroado por uma peanha, que suporta uma esfera lisa, encimada por uma cruz de Cristo.
Desde 1933, este pelourinho está classificado como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Paçó, na freguesia Paçó.
(Distância: 6 m W)
Este pequeno largo é o ponto de encontro dos aldeões, é também o espaço que alberga monumentos como a igreja e o pelourinho e o ponto de passagem.
(Distância: 29 m W)
Denominada como Igreja de São Julião, sem referência sobre a data de edificação, é de planta longitudinal formada por uma nave e capela-mor.
(Distância: 5 km SW)
Nos finais do século XIII a cerca da vila foi finalizada, fazendo parte dela cinco torres, duas das quais flanqueando os portões, e a Torre de Menagem.
(Distância: 6 km SW)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição está situada no interior da muralha, estando incorporada numa das torres.
(Distância: 6 km SW)
Com a sua importância geográfica, e já sendo vila com D. Sancho II, Vinhais obteve duas cartas de foral, de D. Afonso III e depois de D. Manuel I, e foi com este Rei que também se ergueu o Pelourinho.
(Distância: 6 km SW)
O Largo Arrabalde é o principal de Vinhais, com a estrada nacional extra muros, o ponto de encontro dos locais e dos visitantes.
(Distância: 6 km SW)
Situado no largo principal do Arrabalde, é formada por um tanque retangular e o espaldar pertencentes ao século XVIII. Apresenta um escudo Real com cinco escudetes postos em cruz.
(Distância: 6 km SW)
Sendo o seu Orago Nossa Senhora da Assunção, está situada intra muralhas. Está referenciada na porta lateral como 1723, que se acredita ter sido a data da edificação.
(Distância: 6 km SW)
Segundo o painel descritivo e algumas outras descrições, o Convento de Santa Clara foi edificado no espaço onde se encontram os prédios da fotografia.
(Distância: 6 km SW)
Situada numa perpendicular à via principal, este solar do estilo barroco teve no início como donos a Família Morais e Sarmento e Campilho.