É deveras interessante e provavelmente nunca imaginamos semelhante cena, acaba por nos acontecer. É o caso, pois este pequeno largo acaba por ser multi usos. O ponto de encontro dos aldeões é também o espaço que alberga monumentos como a igreja e o pelourinho. É também o ponto de passagem de e para as restantes localidades.
Ainda outro ponto de interesse, que existe neste largo, é a paragem de autocarro que, para a entrada e saída de passageiros, também tem a funcionalidade de churrasqueira.
É isto, o interessante das nossas aldeias, é tudo de uma simplicidade e de uma resolução que possivelmente não podemos ver nas cidades. E assim vão as nossas aldeias.
Este ponto está situado na localidade Paçó, na freguesia Paçó.
(Distância: 6 m E)
Com duas atribuições de foral à vila de Paçó, só na segunda dada pelo rei D. Manuel I é que se ergueu o pelourinho.
(Distância: 24 m W)
Denominada como Igreja de São Julião, sem referência sobre a data de edificação, é de planta longitudinal formada por uma nave e capela-mor.
(Distância: 5 km SW)
Nos finais do século XIII a cerca da vila foi finalizada, fazendo parte dela cinco torres, duas das quais flanqueando os portões, e a Torre de Menagem.
(Distância: 5 km SW)
A Capela de Nossa Senhora da Conceição está situada no interior da muralha, estando incorporada numa das torres.
(Distância: 6 km SW)
Com a sua importância geográfica, e já sendo vila com D. Sancho II, Vinhais obteve duas cartas de foral, de D. Afonso III e depois de D. Manuel I, e foi com este Rei que também se ergueu o Pelourinho.
(Distância: 6 km SW)
O Largo Arrabalde é o principal de Vinhais, com a estrada nacional extra muros, o ponto de encontro dos locais e dos visitantes.
(Distância: 6 km SW)
Situado no largo principal do Arrabalde, é formada por um tanque retangular e o espaldar pertencentes ao século XVIII. Apresenta um escudo Real com cinco escudetes postos em cruz.
(Distância: 6 km SW)
Sendo o seu Orago Nossa Senhora da Assunção, está situada intra muralhas. Está referenciada na porta lateral como 1723, que se acredita ter sido a data da edificação.
(Distância: 6 km SW)
Segundo o painel descritivo e algumas outras descrições, o Convento de Santa Clara foi edificado no espaço onde se encontram os prédios da fotografia.
(Distância: 6 km SW)
Situada numa perpendicular à via principal, este solar do estilo barroco teve no início como donos a Família Morais e Sarmento e Campilho.