×
Pontos de Interesse no Concelho de Vimioso
Cruzeiro de Caçarelhos (Caçarelhos)
Este cruzeiro está assente em seis degraus quadrangulares, onde se eleva um plinto granítico retangular decorado por cartelas com um fuste cilíndrico com relevos e um capitel coríntio.
Cruzeiros de Pinelo (Pinelo)
Estes são dois exemplares de cruzeiros que encontrámos em Pinelo.
Fonte de Mergulho (Angueira)
É mais um exemplar que teve a sua função, e que viu o tempo a passar por ela, neste caso viu o desenvolvimento encostar-se às paredes.
Fonte do Cano (Vimioso)
Situado perto da Igreja Matriz, este fontanário seiscentista apresenta uma forma retangular com o seu tanque, havendo duas bicas, uma em cada ponta da fonte.
Fonte e tanque (Pinelo)
Esta fonte situa-se no centro da aldeia de Pinelo, junto da capela de São Jerónimo.
Fontes de Mergulho (Caçarelhos)
Na aldeia de Caçarelhos é de facto um tanto ou quanto de estranhar a existência de duas fontes de mergulho. É certo que a tipologia é a mesma, mas diferentes no seu acabamento.
Igreja de Mora (Mora)
A igreja de Mora em reconstrução e depois de reconstruída e fotos do interior.
Igreja Matriz de Algoso (Algoso)
Também conhecida como Igreja de São Sebastião, a sua construção iniciou no final do século XVI, tendo sido inaugurada no segundo ano do século século XVII.
Igreja Matriz de Angueira (Angueira)
De planta longitudinal, é constituído por nave e capela-mor com a sacristia adossada. De fachada simples granítica, é rasgada pela portal principal em arco de volta perfeita. A fachada termina com dupla sineira.
Igreja Matriz de Vimioso (Vimioso)
Igreja Matriz de Vimioso ou Igreja de São Vicente em homenagem ao mártir. A sua inauguração situa-se no período filipino.