Paralelamente com a existência de um ditado português, cada aldeia, uma fonte de mergulho, sendo esta diferente em cada aldeia.
Com certeza esta fonte é mais um caso de sucesso perante a aldeia.
Este ponto está situado na localidade Angueira, na freguesia Caçarelhos e Angueira.
(Distância: 64 m NW)
Como em todos os templos situados nas aldeias do interior dificilmente encontramos algum com referência cronológica, e esta capela não foge à regra.
(Distância: 208 m SW)
De planta longitudinal, é constituído por nave e capela-mor com a sacristia adossada. De fachada simples granítica, é rasgada pela portal principal em arco de volta perfeita. A fachada termina com dupla sineira.
(Distância: 6 km SW)
Esta Capela do Santo Cristo das Chagas está situada num pequeno largo no qual existe um cruzeiro que possivelmente pertence à mesma época.
(Distância: 6 km SW)
Este cruzeiro está assente em seis degraus quadrangulares, onde se eleva um plinto granítico retangular decorado por cartelas com um fuste cilíndrico com relevos e um capitel coríntio.
(Distância: 6 km S)
A Igreja Paroquial de Caçarelhos é dedicada a São Pedro, foi edificada nos finais do séc. XVI e princípios do séc. XVII vindo a substituir uma outra do séc. XIV.
(Distância: 6 km S)
Não é vulgar para uma capela ter o nome de São José, mas este nome resulta na grande devoção do seu fundador, sendo assim chamada de Capela de São José.
(Distância: 8 km S)
Esta Igreja de Santa Eulália é uma reconstrução, no século XVIII, da primitiva medieval. Desta época o que resta é a pia baptismal.
(Distância: 8 km S)
Este pequeno templo não deixa de ter a sua importância para a aldeia. De planta retangular tem a sua fachada simples rasgada com portal ladeada por dois óculos.
(Distância: 9 km SE)
Também com o nome de São Sebastião e, como na maior parte dos templos religiosos desta zona, não há qualquer dado que o possa situar no tempo.
(Distância: 9 km SE)
Mais uma capela na aldeia da Póvoa, dedicada ao Divino Espírito Santo, também sem referências cronológicas.