Castelo de Algoso
Castelo de Algoso
Apesar do Castelo de Algoso se situar numa zona perdida a nível geográfico, este é considerado como uma das mais importantes fortalezas medievais do Leste Transmontano.
Castelo de Algoso
Castelo de Algoso
Castelo de Algoso
Castelo de Algoso

Foi palco de muitas situações históricas, com mais relevo para as guerras com Leão e para as várias tentativas de D. Afonso Henriques na consolidação desta região e consequentemente na afirmação desta na nacionalidade. Com base em vestígios materiais, há indicação da existência do castelo e seu povoamento antes da Idade Média, passando pelos períodos do calcolítico, proto-histórico e romano.

Contudo o castelo, ou o que resta dele, remonta ao século XII, não se sabendo concretamente o ano, na possibilidade de pertencer entre os reinados de D. Afonso Henriques e do seu filho D. Sancho. O seu construtor foi Mendo Bofino, conforme as inquirições de 1258.

Em tempos em que as povoações e os monumentos eram doados, obtinham direitos e faziam concordatas, o Castelo de Algoso não fugiu à regra e durante muitos séculos foi o que aconteceu. A partir de 1684, como outras estruturas, acabou abandonado e em ruínas.

Descrição

Sobre um terreno de afloramento rochoso, este castelo foi construído com materiais de alvenaria de xisto, quártzico e granito. Devido ao afloramento rochoso, apresenta uma planta orgânica, ou seja, adaptada ao terreno, em forma quadrangular, acabando por se tornar de pequenas dimensões.

Na muralha norte apresenta-se um portão de arco pleno, que é defendido por um cubelo, atualmente sem os seus merlões. Franqueando-se o portão, surge a praça de armas que por sua vez dá acesso à Torre de Menagem. Esta apresenta três pavimentos, dos quais os dois primeiros se destinam à habitação e o último à defesa.

Está classificado, desde 1955, como Imóvel de Interesse Público.

Se pretender entrar no castelo deve parar na aldeia, no edifício da Junta de Freguesia, onde poderá obter informações, inclusivamente sobre a abertura.

Localização

Este ponto está situado na localidade Algoso, na freguesia Algoso, Campo de Víboras e Uva.

Coordenadas GPS: N 41 27.688' W 006 34.758'  (41.46147, -6.57930)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Capela de Nossa Senhora do Castelo

Capela de Nossa Senhora do Castelo - Visitar Portugal

(Distância: 81 m N)
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, esta capela está situada a caminho do castelo no Cabeço de Penenciada. Remonta ao século XVII, sob caraterísticas maneiristas e barrocas.

Pelourinho de Algoso

Pelourinho de Algoso - Visitar Portugal

(Distância: 879 m N)
O primeiro foral para Algoso foi no ano de 1480 pelas mãos de D. Afonso V, tendo o segundo ocorrido anos mais tarde, em 1510, por D. Manuel I.

Junta de Freguesia de Algoso

Junta de Freguesia de Algoso - Visitar Portugal

(Distância: 890 m N)
Representa uma localidade que em tempos foi o ex-libris do poder político e territorial da região e que atualmente representa as ruínas da antiguidade.

Museu Etnográfico

Museu Etnográfico - Visitar Portugal

(Distância: 890 m N)
Aqui está mais um elemento para realçar a importância de que esta aldeia gozou, e que agora está a tentar recuperar o prestígio que obteve, através do seu Museu Etnográfico.

Igreja Matriz de Algoso

Igreja Matriz de Algoso - Visitar Portugal

(Distância: 1 km N)
Também conhecida como Igreja de São Sebastião, a sua construção iniciou no final do século XVI, tendo sido inaugurada no segundo ano do século século XVII.

Igreja Matriz de São Martinho de Peso

Igreja Matriz de São Martinho de Peso - Visitar Portugal

(Distância: 5 km SW)
A Igreja de São Martinho de Peso pertence ao final da Idade Média, século XV, e sofreu obras no século XVII.

Igreja de Mora

Igreja de Mora - Visitar Portugal

(Distância: 5 km E)
A igreja de Mora em reconstrução e depois de reconstruída e fotos do interior.

Igreja Matriz de Teixeira

Igreja Matriz de Teixeira - Visitar Portugal

(Distância: 6 km E)
Datada do século XVI, pertencente à época Barroca, apresenta uma planta longitudinal de uma só nave. A fachada principal apresenta-se com um rasgo da portal principal e truncada por uma dupla sineira.

Capela de Santo Cristo

Capela de Santo Cristo - Visitar Portugal

(Distância: 9 km SE)
A caminho de Atenor, e quase a chegar à povoação, encontramos a Capela de Atenor, ou Capela de Santo Cristo.

Fonte Romana

Fonte Romana - Visitar Portugal

(Distância: 9 km SE)
É um belíssimo exemplar da passagem romana pela região, bem conservado e de prestígio e riquíssimo para a aldeia.

gif