Sem contestação que é preciso caminharmos por estas nossas aldeias de Portugal para nos fazermos regressar ao passado, e podermos observar os elementos mais simples e culturais deste mesmo País.
Carviçais sem dúvida de que é um desses exemplos, tornando-se melhor, pois ainda hoje funciona. Estou a falar de um exemplar raríssimo visto em Portugal, que é precisamente um W.C. público, do início do outro século, todo feito em cantaria de forma cilíndrica, que quase se parece com uma guarita militar.
Claro que um elemento importante como este está situado no largo principal da aldeia, nas traseiras da Igreja, servindo para toda a hora e momento.
Este ponto está situado na localidade Carviçais, na freguesia Carviçais.
(Distância: 13 m E)
Praça Principal que está denominada como a Praça da Igreja é, e nada melhor que utilizar o termo do Senhor Presidente da Freguesia, o centro geográfico da aldeia.
(Distância: 17 m N)
Situada no largo da aldeia, foi edificada no ano de 1743 sob o estilo barroco joanino, vindo substituir uma capela anterior do S. Bartolomeu, que tinha sido demolida em 1740.
(Distância: 44 m W)
Uma construção do ano de 1657, está situada no centro da aldeia. No interior destaca-se os cinco altares de talha dourada e o altar-mor com uma importante tribuna.
(Distância: 3 km SW)
Uma fonte romana, conhecida como fonte de mergulho, soterrada parcialmente, remonta ao tempo dos romanos aquando da romanização da Península Ibérica.
(Distância: 3 km SW)
Igreja de Santa Maria, é uma igreja do século XVI. Numa posição longitudinal, é formada por uma só nave e capela-mor retangulares.
(Distância: 3 km SW)
O Castelo de Mós foi erigido sobre um Castro da Idade do Ferro num cabeço na parte norte da povoação. Não há a certeza quanto à data, sabendo-se que é mencionado em 1258.
(Distância: 3 km SW)
Largo principal da aldeia, espaço de reunião social, político e musical.
(Distância: 3 km SW)
Sendo este pelourinho do século XVI, do tempo do Rei D. Manuel I, até aos tempos atuais pode dizer-se que sofreu os piores maus tratos dos habitantes por falta de conhecimento, resultando disso sete fragmentos.
(Distância: 7 km NE)
Vista aérea de Estevais
(Distância: 7 km SE)
Uma barragem construída para rega e para fornecimento de água às regiões vizinhas.