Como a Igreja de São Martinho de Peso não tem peso arquitetónico e temporal, não encontrei qualquer referência sobre esta. Apenas que pertence ao final da Idade Média, século XV, e sofrendo obras no século XVII.
De planta longitudinal, é formada por uma nave retangular, de fachada simples, e possui um portal de arco quebrado.
Este ponto está situado na localidade São Martinho do Peso, na freguesia São Martinho do Peso.
(Distância: 5 km SW)
Este Castelo de Penas Roias faz parte do conjunto de castelos para a defesa e afirmação de Portugal como Nacionalidade.
(Distância: 5 km SW)
Existiu um pelourinho neste local, que foi há pouco tempo destruído. Esta réplica foi inaugurada em julho de 2015.
(Distância: 5 km NE)
Apesar do Castelo de Algoso se situar numa zona perdida a nível geográfico, este é considerado como uma das mais importantes fortalezas medievais do Leste Transmontano.
(Distância: 5 km NE)
Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, esta capela está situada a caminho do castelo no Cabeço de Penenciada. Remonta ao século XVII, sob caraterísticas maneiristas e barrocas.
(Distância: 6 km NE)
O primeiro foral para Algoso foi no ano de 1480 pelas mãos de D. Afonso V, tendo o segundo ocorrido anos mais tarde, em 1510, por D. Manuel I.
(Distância: 6 km NE)
Representa uma localidade que em tempos foi o ex-libris do poder político e territorial da região e que atualmente representa as ruínas da antiguidade.
(Distância: 6 km NE)
Aqui está mais um elemento para realçar a importância de que esta aldeia gozou, e que agora está a tentar recuperar o prestígio que obteve, através do seu Museu Etnográfico.
(Distância: 6 km NE)
Também conhecida como Igreja de São Sebastião, a sua construção iniciou no final do século XVI, tendo sido inaugurada no segundo ano do século século XVII.
(Distância: 7 km SW)
Azinhoso com a categoria de vila e sede de concelho recebeu o segundo foral de D. Manuel, em 1520, do qual se levantou o Pelourinho.
(Distância: 7 km SW)
A Igreja Paroquial de Azinhoso é considerada um dos templos medievais mais importantes de Trás-os-Montes, embora existam dúvidas quanto à sua data de edificação.