Azinhoso com a categoria de vila e consequentemente sede do Concelho, chegou a obter privilégios e importância a nível nacional. Segundo as inquirições de 1258, esta terra era designada como Azinoso e recebeu o primeiro foral das mãos de D. João I em 1386. D. Manuel, em 1520, manteve-o outorgando o segundo foral e do qual se levantou o Pelourinho, último testemunho da antiga autonomia municipal.
Situado no largo da Igreja, o Pelourinho levanta-se em um soco de três degraus quadrangulares, sendo o inferior mais tosco e de aresta e os restantes de rebordo boleado. É constituído por uma base, coluna e arremedo de capitel e remate. A base da coluna é cilíndrica e larga, de forma a igualar o diâmetro do fuste que nela assenta. Este possui um ligeiro ressalto na base, sendo composto por dois tambores cilíndricos lisos.
Está encimado por uma moldura anelar saliente, de onde rompe o capitel. Este é formado por um simples tronco cilíndrico de onde irrompem quatro curtos braços em cruz. Para terminar, é constituído por uma série de besantes e uma corda, única decoração do conjunto, e rematado por uma peça tronco-cónica.
Este Pelourinho românico-gótico está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Este ponto está situado na localidade Azinhoso, na freguesia Azinhoso.
(Distância: 19 m SW)
A Igreja Paroquial de Azinhoso é considerada um dos templos medievais mais importantes de Trás-os-Montes, embora existam dúvidas quanto à sua data de edificação.
(Distância: 3 km E)
Existiu um pelourinho neste local, que foi há pouco tempo destruído. Esta réplica foi inaugurada em julho de 2015.
(Distância: 3 km E)
Este Castelo de Penas Roias faz parte do conjunto de castelos para a defesa e afirmação de Portugal como Nacionalidade.
(Distância: 5 km SW)
Situada na início da avenida com o mesmo nome, este templo religioso foi edificado no séc. XVII, vindo a sofrer alterações no decorrer dos tempos.
(Distância: 5 km SW)
Bem posicionado relativamente à vila, este largo tem dois nomes, Largo Trindade Coelho e Praça Engenheiro Duarte Pacheco.
(Distância: 6 km SW)
A igreja foi edificada no século XVII, sendo o Convento edificado no século XV na tipologia das Igrejas dos Franciscanos em planta de cruz latina com três naves, capela-mor e sacristia.
(Distância: 6 km SW)
Câmara Municipal de Mogadouro - Largo do Convento, 5200-244 Mogadouro
(Distância: 6 km SW)
A Igreja Matriz de Mogadouro foi construída no século XVI sobre uma outra mais pequena e, segundo indicações, sobre uma românica.
(Distância: 6 km SW)
Acreditando-se que o Castelo de Mogadouro seja da época medieval, a sua fundação provém de uma primitiva ocupação de um castro pré-histórico, passando pela romanização.
(Distância: 6 km SW)
A vila do Mogadouro viu-se reconhecida pela segunda vez ao ser-lhe atribuído o foral novo por D. Manuel I, mas crê-se que o atual Pelourinho não corresponde ao da época.