Teve o seu início no ano de 1552, tendo a duração de construção de meio século, ou seja, foi terminada no fim desse século.
Este templo, com uma conceção maneirista, apresenta alguns elementos renascentistas de planta cruciforme de três naves, com quatro tramos e abóbada nervada sustentada por oito pilares toscanos. A monumental fachada principal, simétrica e regular, é ladeada por duas torres e encimada por uma balaustrada.
No interior evidencia-se o retábulo da capela-mor com um conjunto de esculturas dedicadas a Santa Maria Maior (1610-1614). O cadeiral do coro do Cabido da Sé Catedral constituiu-se na primeira metade do século XVII, tomando um estilo maneirista de uma obra de grande raridade.
Este monumental templo religioso, tanto exteriormente como interiormente, está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
Este ponto está situado na localidade Miranda do Douro, na freguesia Miranda do Douro.
(Distância: 26 m NW)
Em frente à Sé, no lado norte do terreiro, situa-se a Casa do Governador Militar da Praça, com os seus principais elementos representativos dos séculos XVI e XVII, os seus bicos de granito.
(Distância: 85 m NW)
Único solar brasonado existente na cidade, mostra o seu prestígio social de uma das linhagens mais poderosas de Miranda.
(Distância: 89 m NW)
Duas estátuas feitas em estanho que representam as duas figuras mais significativas desta região.
(Distância: 90 m N)
Situado no centro histórico, no Largo D. João III, este edifício é datado do final do século XIX, pertencente ao neoclássico tardio.
(Distância: 96 m NW)
Em homenagem a este Rei, que elevou Miranda a cidade e sede da Diocese, esta praça do centro histórico ficou com o seu nome em 1960.
(Distância: 101 m NW)
Este edifício que atualmente alberga o Museu está situado no largo D. João III, na parte histórica de Miranda do Douro.
(Distância: 106 m N)
A sua construção ocorreu entre os anos de 1554 e 1559 a mando do Bispo D. Rodrigo de Carvalho, tendo ficado pronta no ano de 1589.
(Distância: 119 m S)
Situada nas traseiras da Sé, a intenção de construir o Paço Episcopal foi em 1601, tendo as obras começado em 1616.
(Distância: 119 m NW)
Esta casa apresenta quatro janelas fazendo a esquina da casa, com dois interessantes e únicos cachorros.
(Distância: 128 m SW)
A Igreja dos Trinos fez parte do Convento dos Frades Trinos, cujas obras iniciaram no século XVII, sendo a igreja do século XVIII.