×
Pontos de Interesse no Concelho de Miranda do Douro
Igreja Matriz de Malhadas (Malhadas)
Também dita Igreja Paroquial de Malhadas, ou Igreja de Nossa Senhora da Expectação devido ao seu padroeiro, atribuiu-se este templo aos sécs. XIII e XIV, pertencendo assim ao Baixo Medieval estilisticamente situáveis entre o românico e gótico.
Igreja Matriz de Paradela (Paradela)
Também chamada de Igreja de Santa Maria Madalena, este pequeno templo não tem quaisquer referências de localização de tempo.
Igreja Matriz de Póvoa (Póvoa)
Também com o nome de São Sebastião e, como na maior parte dos templos religiosos desta zona, não há qualquer dado que o possa situar no tempo.
Igreja Matriz de Santa Eufémia (Duas Igrejas)
Construída no séc. XVI, esta Igreja de Santa Eufémia, tem uma planta retangular de uma só nave, com a cabeceira mais alta, ambas cobertas de madeira.
Igreja Matriz de Santa Eulália (Genísio)
Esta Igreja de Santa Eulália é uma reconstrução, no século XVIII, da primitiva medieval. Desta época o que resta é a pia baptismal.
Igreja Matriz de Sendim (Sendim)
Também conhecida como Igreja de Santa Bárbara, é de planta longitudinal, de uma só nave e capela-mor retangulares.
Igreja Matriz de Teixeira (Teixeira)
Datada do século XVI, pertencente à época Barroca, apresenta uma planta longitudinal de uma só nave. A fachada principal apresenta-se com um rasgo da portal principal e truncada por uma dupla sineira.
Igreja Matriz de Vila Chã de Braciosa (Vila Chã da Braciosa)
As significativas obras que a Igreja de Vila Chã de Braciosa sofreu no século XVIII vieram alterar completamente a origem, da qual subsistem alguns vestígios quer nas fachadas laterais quer no interior.
Junta de Freguesia de Duas Igrejas (Duas Igrejas)
Uma região habitada desde a pré-história, a povoação de Vimioso pode ter iniciado num local a oeste da atual, um local onde se produzia o vime a partir do qual a vila obteve o nome. Vimioso recebeu de D. Manuel I o foral com o qual foi elevada à categoria de vila.
Junta de Freguesia de Paradela (Paradela)
A foto representa a instituição máxima da aldeia de Paradela, a Junta de Freguesia, situada no único largo da aldeia.