×
Pontos de Interesse no Concelho de Miranda do Douro
Fonte de Mergulho (Malhadas)
Com o mesmo tipo de formato da maior parte das fontes de mergulho, esta é ligeiramente diferente com um pequeno tanque retangular à frente, a céu aberto, possivelmente adaptado às necessidades dos aldeões.
Fonte de Mergulho (Póvoa)
Uma das duas fontes de mergulho na mesma aldeia, em pontos distintos e com uma certa distância entre elas, deveriam ter feito desta aldeia uma importante comunidade.
Fonte Romana (Atenor)
É um belíssimo exemplar da passagem romana pela região, bem conservado e de prestígio e riquíssimo para a aldeia.
Fortaleza e Muralha Pré-Românica (Miranda do Douro)
Para um maior apoio ao castelo surgiram as primeiras muralhas que cercam a então vila de Miranda, construídas entre 1287 e 1297.
Freguesia de Cicouro (Cicouro)
Situado num vale pouco profundo, é o único aglomerado e sede de uma pequena freguesia rural no extremo Norte do Concelho confinante com território espanhol.
Igreja da Misericórdia (Miranda do Douro)
A sua construção ocorreu entre os anos de 1554 e 1559 a mando do Bispo D. Rodrigo de Carvalho, tendo ficado pronta no ano de 1589.
Igreja de Santa Cruz (Miranda do Douro)
Situado na rua Abade Baçal, este templo religioso é datado do século XVI pela confraria com o mesmo nome, tendo sido no ano de 1586 indulgenciada pelo Papa Sisto V.
Igreja dos Frades Trinos, Biblioteca Municipal (Miranda do Douro)
A Igreja dos Trinos fez parte do Convento dos Frades Trinos, cujas obras iniciaram no século XVII, sendo a igreja do século XVIII.
Igreja Matriz de Atenor (Atenor)
Conhecida através do seu orago, Igreja de Nossa Senhora das Candeias e São Bartolomeu, é uma igreja medieval de estrutura pequena.
Igreja Matriz de Ifanes (Ifanes)
A Igreja Paroquial de São Miguel, do século XIII, é formada por uma só nave retangular e uma capela-mor quadrangular com a sacristia anexada, um anexo e um batistério.