Muito difícil é encontrar qualquer referência sobre qualquer monumento quando são dos mais pequenos, principalmente quando estes estão afastados dos maiores centros. Pode-se dizer que estão perdidos no espaço e tempo.
Esta capela é um dos exemplos disso, unicamente tem o nome de São Bartolomeu. Possivelmente o seu historial é semelhante, pelo menos de nome, ao de muitas outras capelas e algumas igrejas vizinhas. Perante esta situação, existe a possibilidade de pertencer aos séculos XVI ou XVII, datas a que correspondem muitos outros templos da região.
Perdida no espaço e no tempo, este pequeno templo religioso faz parte da vida dos aldeões, sendo mesmo um orgulho para o próprio povo e fazendo parte da lista do património desta aldeia.
Este ponto está situado na localidade Ifanes, na freguesia Ifanes e Paradela.
(Distância: 44 m NE)
Esta fonte é formada por um tanque retangular com uma cobertura de lajes em duas águas.
(Distância: 194 m N)
A Igreja Paroquial de São Miguel, do século XIII, é formada por uma só nave retangular e uma capela-mor quadrangular com a sacristia anexada, um anexo e um batistério.
(Distância: 4 km W)
Esta capela de dimensões reduzidas está situada à saída da aldeia. Dedicada a Nossa Senhora das Dores deve-se, como tantas outras capelas, à grande devoção das pessoas.
(Distância: 4 km W)
Mais uma capela na aldeia da Póvoa, dedicada ao Divino Espírito Santo, também sem referências cronológicas.
(Distância: 4 km E)
Um pombal de forma redonda ainda a ser utilizado.
(Distância: 4 km E)
Este templo está anexado ao cemitério, servindo este como portal principal situado numa das partes laterais, com um pequeno alpendre.
(Distância: 4 km W)
Também com o nome de São Sebastião e, como na maior parte dos templos religiosos desta zona, não há qualquer dado que o possa situar no tempo.
(Distância: 4 km E)
Também chamada de Igreja de Santa Maria Madalena, este pequeno templo não tem quaisquer referências de localização de tempo.
(Distância: 4 km E)
A foto representa a instituição máxima da aldeia de Paradela, a Junta de Freguesia, situada no único largo da aldeia.
(Distância: 7 km SW)
Também dita Igreja Paroquial de Malhadas, ou Igreja de Nossa Senhora da Expectação devido ao seu padroeiro, atribuiu-se este templo aos sécs. XIII e XIV, pertencendo assim ao Baixo Medieval estilisticamente situáveis entre o românico e gótico.