Mesmo sem ser em época de banhos, é um local esplêndido para passeio e descanso. A área é equipada ainda com restaurantes e é possível a prática de desportos náuticos não motorizados, bem como passeios a pé e ciclismo.
Este ponto está situado na localidade Macedo de Cavaleiros, na freguesia Macedo de Cavaleiros.
(Distância: 2 km W)
Uma pequena fonte de mergulho situada num cruzamento na localidade de Podence. Esta fonte foi arranjada, não correspondendo já à sua forma original.
(Distância: 2 km W)
Fica em Podence a casa dos célebres Caretos, os personagens das festas de Carnaval que se realizam em alguns locais de Trás-os-Montes.
(Distância: 2 km W)
Igreja paroquial ou matriz de Podence, dedicada a Nossa Senhora da Purificação, foi construída no final do séc. XVII, em período barroco, mas com sinais tardo-maneiristas.
(Distância: 7 km SW)
Dado ser uma cidade recente, não tem monumentos antigos. Assim, sem qualquer referência de relevo, nada melhor que ter a sua instituição máxima como representante.
(Distância: 9 km SW)
Pelourinho de Pinhovelo, ou de Amendoeira, foi criado quando o Rei D. Manuel concedeu o foral.
(Distância: 13 km NW)
O Solar das Arcas, um magnífico edifício dos séculos XVII e XVIII, situado na localidade com o mesmo nome, é juntamente com a igreja o ex-libris desta pequena aldeia.
(Distância: 13 km NW)
Este pequeno e simples templo religioso tem como sua padroeira a Santa Catarina de Alexandria, pertencendo provavelmente aos finais do século XVIII.
(Distância: 13 km S)
Esta Igreja de São Sebastião ou Igreja de Santa Eufémia, de planta retangular e de uma só nave, apresenta um estilo maneirista e barroco.
(Distância: 13 km S)
Chacim, tendo conseguido no século XIII o estatuto de vila, somente no final do século XIV (1400) é que conseguiu o seu primeiro foral concedido por D. João I.
(Distância: 14 km SW)
Aldeia do concelho de Mirandela, um os seus pontos mais famosos é a via férrea que ali chegou em 1905 mas que foi desativada em 1991. A ponte da via férrea permite uma paisagem espetacular, sendo por isso muito vista por fotógrafos ao serem percorridas pelos comboios a vapor.