Forma um conjunto da estrutura e património integrado e mantendo uma homogeneidade de grande valor artístico sob os desígnios do estilo barroco.
Com a sua construção marcada da segunda parte do século XVII, este templo religioso destaca-se pela sua harmoniosa composição arquitetónica e pela sua cantaria, segundo as opiniões dos especialistas.
Desenvolve-se longitudinalmente, com planta retangular formada por nave e capela-mor, esta mais estreita e alta que o corpo principal.
A fachada principal é de pano único, integrando o portal de lintel reto e sobrepujado de um frontão triangular com nicho no tímpano, onde se pode ver a imagem de Santo António. A empena é truncada por um campanário de dupla sineira, com plataforma traseira.
O seu interior foi considerado como um dos bens conseguidos de obras de arte total, do barroco nacional, indiciando-nos pela marcação de qualidade e profusão da talha dourada e da pintura barroca e rococó.
Este fenomenal monumento, situado numa aldeia de Macedo de Cavaleiros, foi considerado como Monumento de Interesse Público desde 2013
Este ponto está situado na localidade Lamalonga, na freguesia Lamalonga.
(Distância: 2 km E)
Denominada de Santo Antão de Vilarinho de Agrochão, sendo este Santo o padroeiro da aldeia, foi edificada no primeiro quartel do século XVIII.
(Distância: 2 km W)
Igreja de Santa Catarina, um dos poucos motivos turísticos de Vila Nova da Rainha.
(Distância: 3 km NW)
Mosteiro de Nossa Senhora do Loreto, em Fornos de Ledra.
(Distância: 4 km S)
Este pelourinho terminou partido em três partes na berma da estrada, sendo depois recolhido pela Junta de Freguesia de Arcas, à qual pertence Nozelas, com vista ao seu restauro e para levar para o local por ele de direito.
(Distância: 4 km S)
A Igreja Paroquial de Nozelos, dedicada a Nossa Senhora de Assunção, é um templo religioso do século XVI.
(Distância: 4 km SW)
Capela de medidas pequenas e simples, tem uma planta longitudinal de uma só nave com cunhais de cantaria encimados por pináculos.
(Distância: 4 km SW)
Este Castro foi um povoado fortificado da Idade do Ferro. Com poucos panos existentes, este povoado conserva vestígios da Idade de Bronze até à época Medieval.
(Distância: 5 km SW)
Igreja Paroquial dedicada a Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da vila, foi edificada no século XVIII, estando considerada como dos exemplares melhor conservados da arquitetura religiosa barroca.
(Distância: 5 km SW)
O Pelourinho da Torre Dona Chama é dos mais antigos de Portugal, pois esta vila recebeu o seu primeiro foral ainda no tempo do reinado D. Dinis, decorria o ano de 1287.
(Distância: 5 km SE)
Este pequeno e simples templo religioso tem como sua padroeira a Santa Catarina de Alexandria, pertencendo provavelmente aos finais do século XVIII.