Este ponto está situado na localidade Vilarinho da Castanheira, na freguesia Vilarinho da Castanheira.
(Distância: 6 km W)
Igreja Matriz, dedicada a São Sebastião, desconhece-se a data da sua construção.
(Distância: 7 km W)
Capela de Nossa Senhora da Costa
(Distância: 7 km NE)
Com o nome de Vide e Horta nos censos de 1864, passou à denominação de Horta em 1878 e até 1900. Em 1911 já tinha a denominação de Horta e Vide, até 1930.
(Distância: 8 km SW)
Cais fluvial da Senhora da Ribeira
(Distância: 8 km NW)
Uma barragem construída em 1984 para abastecimento de água ao concelho de Carrazeda de Ansiães, localizada no ribeiro da Reborda. A albufeira ocupa uma área de 3 km2 com uma capacidade total de 900.000m3.
(Distância: 9 km W)
Um coreto em planta quadrada ao contrário dos tradicionais, com uma escada lateral de pedra para acesso, utilizado pelos locais para espetáculos musicais, de teatro ou outros.
(Distância: 10 km W)
O pelourinho de Ansiães, símbolo do poder concelhio que a localidade possuía, foi mandado destruir em 1734 para assim terminar o prestígio que esta vila tinha quando a sede da concelho foi transferida para Carrazeda. Atualmente está na Igreja de S. Salvador de Ansiães.
(Distância: 10 km W)
O Castelo de Ansiães, ou Castelo de Carrazeda de Ansiães, tinha a função defensiva e está situado onde existiram construções anteriores do tempo do calcolítico, da era romana e dos muçulmanos. A região foi totalmente abandonada no século IX.
(Distância: 11 km NW)
Este edifício foi construído em 1736 para albergar a Câmara Municipal quando a sede do concelho mudou para esta vila vinda de Ansiães. Ao centro da fachada mostra uma pedra de armas com a inscrição da construção do edifício, 1736.
(Distância: 11 km NW)
Um chafariz de formato retangular ladeado por uma escadaria. A água das bicas cai para um tanque, todo o conjunto muito decorado. A coluna central é decorada com sereias.