Cais fluvial da Senhora da Ribeira
Este ponto está situado na localidade Seixo de Ansiães, na freguesia Seixo de Ansiães.
(Distância: 4 km N)
Capela de Nossa Senhora da Costa
(Distância: 5 km N)
Igreja Matriz, dedicada a São Sebastião, desconhece-se a data da sua construção.
(Distância: 6 km SW)
Igreja Matriz de Olas, dedicada a Santo António (Foto enviada por Luís Reis, Olas)
(Distância: 6 km SW)
Já em 960 o Castelo de Numão marcava a sua presença documentada, quando foi doado pela D. Chamôa Rodrigues ao Convento de Guimarães, através da sua tia Condessa Mumadona.
(Distância: 7 km NW)
Um coreto em planta quadrada ao contrário dos tradicionais, com uma escada lateral de pedra para acesso, utilizado pelos locais para espetáculos musicais, de teatro ou outros.
(Distância: 7 km NW)
O pelourinho de Ansiães, símbolo do poder concelhio que a localidade possuía, foi mandado destruir em 1734 para assim terminar o prestígio que esta vila tinha quando a sede da concelho foi transferida para Carrazeda. Atualmente está na Igreja de S. Salvador de Ansiães.
(Distância: 7 km NW)
O Castelo de Ansiães, ou Castelo de Carrazeda de Ansiães, tinha a função defensiva e está situado onde existiram construções anteriores do tempo do calcolítico, da era romana e dos muçulmanos. A região foi totalmente abandonada no século IX.
(Distância: 8 km NE)
A única anta restante de um conjunto do neo-calcolítico que ali terá existido. É composta por câmara funerária de planta poligonal e laje de cobertura feita de esteios graníticos. Está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
(Distância: 9 km S)
Esta estação Arqueológica de Prazo é mais um verdadeiro exemplar de uma Villa Romana que teve a sua ocupação entre o século I e o início do V d.C.
(Distância: 9 km S)
Estrutura em cantaria de granito, composta por um soco circular de quatro degraus de aresta viva, encontrando-se o primeiro semienterrado no solo.