Este ponto está situado na localidade Carrazeda de Ansiães, na freguesia Carrazeda de Ansiães.
(Distância: 11 m NW)
Um chafariz de formato retangular ladeado por uma escadaria. A água das bicas cai para um tanque, todo o conjunto muito decorado. A coluna central é decorada com sereias.
(Distância: 512 m SW)
Morada: Praça do Municipio - 5140-077 Carrazeda de Ansiães
(Distância: 2 km SE)
Uma barragem construída em 1984 para abastecimento de água ao concelho de Carrazeda de Ansiães, localizada no ribeiro da Reborda. A albufeira ocupa uma área de 3 km2 com uma capacidade total de 900.000m3.
(Distância: 2 km NW)
Esta fonte é ladeada por duas pilastras e encimada por um nicho e dois pináculos. Acede-se à fonte, que também se assemelha a um nicho, por dois degraus.
(Distância: 3 km N)
Anta composta por câmara de nove esteios e laje de cobertura, havendo vestígios de pintura num dos esteios e onde foram encontrados instrumentos de pedra e cerâmica.
(Distância: 4 km N)
Igreja Matriz de Zedes
(Distância: 5 km S)
Um coreto em planta quadrada ao contrário dos tradicionais, com uma escada lateral de pedra para acesso, utilizado pelos locais para espetáculos musicais, de teatro ou outros.
(Distância: 5 km S)
O Castelo de Ansiães, ou Castelo de Carrazeda de Ansiães, tinha a função defensiva e está situado onde existiram construções anteriores do tempo do calcolítico, da era romana e dos muçulmanos. A região foi totalmente abandonada no século IX.
(Distância: 5 km S)
O pelourinho de Ansiães, símbolo do poder concelhio que a localidade possuía, foi mandado destruir em 1734 para assim terminar o prestígio que esta vila tinha quando a sede da concelho foi transferida para Carrazeda. Atualmente está na Igreja de S. Salvador de Ansiães.
(Distância: 7 km SW)
Fonte de mergulho à beira da estrada, é rodeada por uma construção encimada por uma placa com a data de 1914 ladeada por duas pilastras em forma cónica terminada em esfera.;Uma placa na fonte diz que foi "Mandada construir por Manuel dos Santos Costa para substituir a Fonte do Porco que ficava a 50 metros desta na rua para nascente. Há livros que falam de Linhares e referem a Fonte do Porco."